segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

I Encontro de bloguistas do concelho de Penacova (e vizinhos!)...

Meus amigos,

Hoje venho ao blog no seguimento de uma reunião / convívio que aconteceu em S. Paio!

Nada mais, nada menos do que um encontro de bloguistas do concelho de Penacova! Mas recuemos um pouco no tempo, aí até Novembro quando alguém, contrariando o típico português que normalmente é um ser acanhado e com falta de iniciativa, pegou no telefone e ligou-me, sem nunca me ter visto na vida! O Pedro Viseu (do Penacova Actual) assim o fez e desafiou-me para se fazer um encontro entre bloguistas do Concelho e arredores. A minha opinião foi que para Dezembro seria um mês complicado devido à época festiva, mas que em Janeiro achava uma belíssima ideia.

No início do ano, marcada a data, publicitou-se a iniciativa e esperou-se para ver quem estaria disponível para participar! Ah.. os “moldes”!!! Em que moldes iria ser este encontro? Nada mais simples do que um convívio em redor de uma mesa! Seria um começo… e que começo! E falar do quê? Vamos discutir alojamentos, moderação de comentários, ataques pessoais e afins...? Nada disso, vamos falar do que vai dentro de cada um, como cada um sente e o que pensa sobre e para os blogues!
O dia de sábado prometia ser auspicioso! Tinha tudo para o ser! Saí de Lisboa durante a manhã e rumei a S. Paio! Cheguei à hora de almoço e fiz uma paragem técnica de abastecimento… do estômago!

A meio da tarde dirigi-me para o local do combinado, previamente e gentilmente cedido para o encontro: a casa do Catela! Nestas coisas também não pode ser só comer, há que chegar cedo para ajudar… nem que seja a experimentar o vinho! Mas não foi o caso! Sim… Baco também ficou espantado comigo!

À hora combinada começaram a chegar os participantes deste encontro! Ao todo, éramos 15, entre bloguistas, amigos e família. Fez-me lembrar um pouco a minha vida profissional em que passamos o dia a comunicar com pessoas quer por e-mails ou por telefone! Criamos imagens das pessoas que depois quando as conhecemos em carne e osso… puff! Desaparecem! Não têm nada semelhante com o que imaginámos! E, para não variar, assim aconteceu comigo!

Vieram ao Encontro pessoas ligadas aos blogues do  Homem das Tabernas, blog da Moura Morta, Penacova Actual, São Martinho à conversa, 3 cavalos, blog de S. Paio (??!), Tudo Num Momento, e um outro que eu não me lembro!

O Encontro começou de uma forma muito engraçado, pois tanto o Luis “Moura Morta” como o João “São Martinho” trouxeram algumas ofertas comestíveis típicas da localidade de cada um! Não faltou até uma bagaceira caseira numa garrafa cor-de-rosa (??!). Acho que envelhece mais depressa…

Entradas consumidas, leia-se chouriço assado, queijo e bucho recheado estava na hora de nos sentar à mesa e liquidar a cabidela de cabrito! A missão de liquidar não foi alcançada pois sabem como a nossa gente é...! Viessem mais uns 10 que não havia crise!

No final, cada um falou de sua actividade bloguista e o que os motiva, com a moderação do Pedro Viseu (uma tarefa complicada, não é Luis?). Há um consenso que é o factor de partilha com todos e principalmente com quem está mais longe. A ideia de todos saberem que alguém nos lê é fundamental. Também foi do meu agrado saber que algumas assembleias de Câmara tinham como assunto os blogs do Concelho!

Enfim, foi uma reunião de pessoas que até há pouco só se conheciam todas de uma forma virtual. Alguns até só há pouco tempo saíram do anonimato… A experiência teve um saldo muito positivo, tendo já ficado alinhavado um novo encontro para daqui a meio ano. A intenção é que o grupo cresça! Alguns se calhar não vieram a este por uma questão de desconfiança ou receio… mas só vos digo que nem sabem o que perderam!

Resta só dizer que a noite acabou, para mim, cerca das 4h da madrugada, a lavar o vidro do carro para retirar a geada que caía! O termómetro do carro marcava -3ºC… fresquinho! O Blog de S. Paio agradece o convite e reforça a disponibilidade para futuros Encontros!

Um abraço,
JC

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Flagrantes da vida real...

Meus amigos,

depois de tantos anos, finalmente entendi que algo se passa!

Sempre ouvi o Sérgito tratar o tio Zé Duarte, ilustre relojoeiro do Alto Concelho, por “Galinhas”!

Não percam esta ideia!

Olha, há uns dias foram apanhadas em flagrante delito em S. Paio umas galinhas em cima de um pobre diospireiro! Já com uma valente carga de dióspiros em cima, ainda aguentavam com algumas galinhas que saboreavam a fruta da época!

Olha, isto leva-me a pensar 2 coisas:
Será que o Zé Duarte também já roubou dióspiros, daí o nome de “galinhas”?
Ou será que estas galinhas pertencem ao Zé e se habituaram a uma alimentação saudável?

Enfim, ficam as perguntas no ar…!

Um abraço, Zé Duarte! És e continuarás a ser único!
JC


segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Eleições Presidenciais em S. Paio

Meus amigos,

venho ao blog só para um apontamento rápido.

Não venho evidenciar ou comentar resultados, venho só fazer uma estatística segundo o que vem nos sites da especialidade.

Temos um universo de população resenciada de 246 pessoas! Ontem votaram 148!

Um abraço e até breve... muito breve!
JC

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Uma adega... à séria!

Meus amigos,

Mais uma vez venho ao blog (e ainda bem…!) para vos mostrar um local do qual já muito falei! Mas antes isso e, porque a função deste blog também é informar, uma notícia algo já tardia mas que não podia deixar de referir: faleceu no passado dia 7 de Janeiro (acho que foi esta a data), o Sr. António Coelho de Sousa! Ele estava em Lisboa, mas o seu funeral realizou-se em S. Paio. À família enlutada, as nossas sinceras e respeitosas condolências!

Passando a outro assunto e é com alguma satisfação que vos mostro um local bem conhecido de alguns! Para muitos um local de convívio, para outros um local misterioso… Porquê? Porque o portão de saída do pátio, por vezes, parecia que estava mais longe do que o habitual… três dobros do caminho! Gostei da expressão “…três dobros…”!

Hoje venho-vos mostrar finalmente a adega do ti’ Zé Sevilho! A tal adega ainda com o chão de terra, pisada e repisada, dura que parece cimento! Escura, muito fresca como se querem! Uma simples lâmpada no tecto que já é uma modernice! Muitos anos lá fui só com a luz do sol ou com um candeeiro a petróleo! Os pipos ao fundo, a mesa em cimento que está chumbada no chão (mas que uma vez o meu primo Zé “das Ermidas” e o Artur Ribeiro conseguiram arrancá-la… acho que foram estes dois!), os seus bancos rústicos e o cântaro de barro com o prato em cima e um púcaro!

Há coisas que desde que me lembro ser gente, e quando digo isto é mesmo ser gente, que nunca mudaram! Este cântaro guardava sempre água fresca que me matou a sede muita vez quando era puto. Não me recordo bem, mas acho que era de uma fonte que havia no Galinheiro. Por vezes ia dar uma volta de bicicleta para a Gândara de Cima ou até ao Barreiro e fazia quase sempre uma paragem… técnica! Mais tarde, a tendência era mais para o líquido que aqueles pipos guardavam. Pipos ou garrafões… também nunca fui de cerimónias! Havia sempre um vinho morangueiro bastante bom!

Hoje é quase nostálgico ver estas fotos, mas tenho a esperança que a saúde dos donos desta adega ainda lhes permita voltar a abrir a porta e a convidar para beber um copo. Muitos de vocês talvez não entendam, mas foi nestes locais e com estas gentes que me criei, que aprendi, que cresci! Por isso não me canso de falar deles e voltar a visitá-los quando posso! Muitos sempre confundiram e pensavam que o ti’ Zé e a ti’ Olívia eram meus avós! Cruzamentos de família por afinidade!

Um dia destes prometo que visito a do Valeiro! Outra adega obrigatória!

O meu agradecimento ao repórter de campo por mais este registo!

Um abraço,
JC

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Pescarias!

Meus amigos,

Tenho muitas vezes de virar a cabeça de dentro para fora, como se faz com uma saca de batatas para arranjar assuntos para trazer para o blog. Mas felizmente aparece sempre qualquer coisa… uma foto, uma curiosidade, qualquer coisa! Basta depois juntar umas palavras e temos um texto novo a sair!

Hoje é um caso desses! Há uns dias, quando o meu primo João Paulo “do Café”, como carinhosamente era tratado por muitos, ficamos “amigos” na rede social do momento, o Facebook, vasculhei nas fotos que ele tinha por lá e houve um conjunto delas que me saltaram à vista! Vou falar de pesca!

Sinceramente hoje não sei como é! Não sei se tem muitos adeptos (tirado o Jacinto e o Alceu), mas há uns anitos atrás (digamos, uns 20!) éramos muitos! Por vezes, 6, 8 na ribeira do lagar, juntávamos na ponte, novos, mais velhos, todos tínhamos um tempo para ir até à pesca. Ainda hoje tenho o material todo lá em casa, a precisar de uso…

Naquele tempo, nem era pelo peixe pescado, pelos barbos ou achigã que pudéssemos trazer para casa, mas era pela algazarra que era apanhar um peixe grande… discutia-se engodos, anzóis, fios, amostras, carretos (a recuperação do carreto…), iscos e afins!

Engodos caseiros, passava tardes a fazê-los! Além daquele engodo vermelho que ia comprar a Vila Nova, ralava amendoins e bolachas de aveia! Aquilo tudo amassado dava um potente engodo. Normalmente começava-se a engodar uma semana antes. Criávamos habituação no peixe! Era pescaria que corria bem. Valia tudo, pesca ao fundo, à bóia, fio atado na ponta do dedo para apanhar umas bogas…

Pescávamos com milho cozido, minhocas (e aí o local de recolha das mesmas era sempre no estrume dos bois em casa do ti’Zé Neves), pardelha (para o achigã) e asticot (esse isco revolucionário, que mais não é do que uma larva!). Asticot, as larvas das moscas!!! Lá ia eu pendurar um balde numa oliveira com meia dúzia de percas num arame no cimo do balde e com areia no fundo. Passados uns dias lá estavam os bichitos...

Lembro-me de quando começou a aparecer a perca nas águas da barragem! Uma epidemia! Mas era giro ir à pesca! Achigã, barbos, pimpões, bogas, carpas, enguias, cágados… sim, cágados! Cheiravam mal como tudo! Parecia que tínhamos pescado uma bota. Um peso morto a ser puxado! Lembro-me quando o João apareceu com uma ferramenta para retirar os anzóis. Parecia uma caneta (não sei o nome). Ainda ninguém tinha. Era novidade no mercado… de Vila Nova!

Outra situação engraçada, na qual nunca participei (cof… cof…) era a pesca nocturna (proibida) à enguia no areal do Barreiro! Muito giro!

Tempos engraçados, sem maldade (o mesmo não podem dizer os peixes)! Em São Paio ainda temos gente que participou no circuito nacional, o Alceu, o Daniel e o André! Acho que mais ninguém, mas se houve, digam!

Agradeço ao João Paulo que permitiu a utilização das suas fotos para ilustrar o texto. Resta referir que os peixes que vêm nas fotos foram todos devolvidos ao seu habitat natural (simplesmente levavam um furo no lábio, mas o piercing ainda está na moda)! Esta parte é importante e estou a falar a sério!

E para concluir, são sempre tempos diferentes em que temos a possibilidade de disfrutar da natureza! Com calma... A nossa barragem tem recantos muito bonitos que são óptimos locais de relaxamento.

Um abraço! Até breve!
JC

sábado, 8 de janeiro de 2011

PipoRey - Quando o velho vira novo...

Meus amigos,

Hoje venho ao blog para vos falar de um casal conhecido de alguns de nós! Isabelle e Henri, um casal francês que há 12 anos deixou Toulouse para se mudarem para Portugal. Há 10 anos que descobriram o Covelo e por lá se instalaram. Desde daí, muitas vezes passam algum tempo por S. Paio.

São Paio já teve uma Marcenaria, cozinhas e móveis novos saíam de onde hoje está instalada a Duarte & Irmão! Ainda sou do tempo em que o Antonino trabalhava em casa dos seus pais, antes de ter a Marcenaria!

Atravessamos uma época em que o reciclar, o “eco-qualquer-coisa" está na ordem do dia-a-dia! As pilhas, vidro, os automóveis, os desperdícios líquidos de oficinas e tantas outras coisas, seguem para reciclagem ou têm o tratamento certo e adequado para não serem mais um resíduo a poluir o meio ambiente!

Sexta à noite (Friday night fever…hunts..hunts…!) e o texto está a ficar confuso! 3 Parágrafos diferentes! Assuntos distintos…! Qual distintos?!!!! Têm tudo em comum…!

O que eu vos queria contar hoje foi de uma exposição / venda que houve no dia 19 de Dezembro do ano passado, no Café Cruzeiro! Um momento cultural, em que pudemos ver a Isabelle e o Henri a desenvolver a sua arte e o resultado final da mesma! Então, o que eles fazem é transformar pipos velhos (aqueles que temos lá em casa a estorvar…) em peças de mobiliário!

Se algumas peças são de criação directa, outras requerem alguma imaginação! Cada peça é única! Não há 2 iguais… podem ser parecidas mas não iguais!

Desde garrafeiras, bares, mesas, cadeiras, estantes e outras peças fazem parte do lote da colecção fabricadas! Os materiais são apenas os que conseguem retirar de pipos velhos. Havia uma peça muito simples que achei fascinante: um tipo de baloiço para garrafões, o que facilita o deitar o vinho no copo.

Como tudo na vida, o que é preciso é um pouco de imaginação e vontade!

Se tiverem pipos velhos lá por casa que já não queiram, já sabem a quem telefonar! Eles agradecem!


Obrigado, Isabelle e Henri!


Um abraço,
JC

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Ano Novo....

Meus amigos,

Estamos de volta neste começo da segunda década do século XXI! Isso mesmo… se há uns anos o século XXI parecia uma “coisa” longínqua (pelo menos para mim), e com o ano 2000 tudo iria acabar, o que é certo é que começa agora 2011.

Quando tirei esta foto, simplesmente foi porque achei piada brincar um pouco com a máquina e com a parede de escalada que já por 2 anos consecutivos é instalada no arraial durante a Festa das Ermidas. Hoje fui buscá-la pois acho que representa muito bem o que é o dia-a-dia. É um desafio a que somos sujeitos e para o conseguir vencer temos pequenas ajudas. O resto está nas nossas mãos! Temos de ir trepando e talvez só o céu seja o limite! É uma visão diferente…!

Outra situação: o blog não irá aplicar na sua redacção o novo acordo ortográfico! Chamem-me antiquado, velho, o que quiserem… mas não vou aplicar! Sempre escrevi “óptimo”, “acção”, “facto”, etc… e assim vou continuar a fazer! Por isso, aqui não muda nada!

De resto, é simplesmente mais um ano civil, onde as diferenças nas nossas rotinas diárias, entre sexta-feira e hoje, pouco ou nada mudaram! Eu vou continuar por este lado, a tentar levar até vocês o que São Paio tem para vos oferecer. Uma palavra de agradecimento também a todos que tornam este blog possível!

Esta semana voltarei à rotina com algumas novidades!

Um Bom Ano para todos!

Um abraço,
JC