quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Nem sempre boas notícias...

Meus amigos,

Volto hoje ao blog, quase no final deste mês de Setembro, para actualizar algumas notícias que, embora sejam sempre tristes, também fazem parte do dia-a-dia de S. Paio! Já foi em Agosto mas também não podia deixar de referir aqui no blog.

O passado dia 15 de Agosto faleceu Maria Santos Cruz (suponho que era assim o nome). Para muitos a viúva do Pereira da Cruz (que dá o seu nome à rua onde tinha a casa), homem que pouco me lembro dele mas que guardo uma lembrança fotográfica muito forte, uns dias antes do falecimento dele. Ia eu com os meus pais e ele estava na varanda junto ao telhado da sua casa a acenar… Não me perguntem porquê, mas ainda hoje guardo essa tela mental… e só tinha 6 anos!

Nessa mesma casa, que podem ver na foto, durante os últimos anos fomos habituados a ver ao cimo da escada a tia Maria (para mim, é mesmo tia uma vez que era irmã da minha avó Mabília só por parte do pai). Estava sempre por ali sentada, falando e cumprimentando quem por ali passava. Infelizmente tal deixou de acontecer já este ano com o agravamento do estado de saúde dela e terminou em Agosto!

As condolências já vão um pouco tarde, mas fica a nota aqui no blog!

Um abraço,
JC

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

JANTAR DE DESPEDIDA DO PADRE CORREIA - FOTOREPORTAGEM

Meus amigos,

Tal como foi anunciado aqui no blog, cumpriu-se na passada 5ª feira, dia 23, uma humilde homenagem ao Padre António Correia Alves, que como também já é do conhecimento de todos, celebrou a sua última missa enquanto Pároco de S. Paio, no passado domingo.

A população aderiu em força a esta iniciativa e estiveram presentes no Restaurante “O Relvão” cerca de 120 pessoas que desta forma, se despediram num ambiente de alguma consternação, sem termos a certeza de uma nova nomeação para as Paróquias do alto concelho. O Padre Correia levou consigo também uma moldura com um papiro em prata, com uma mensagem, recordação oferecida pela população. A mensagem dizia:

No tempo que passa a correr
Perpetua-se a gratidão
Deste povo Sampaiense
Pelos 19 anos de dedicação
”.

Existem neste momento várias homenagens agendadas em várias localidades do alto concelho de Penacova, e do concelho de Arganil, que resumem quase 20 Anos de actividade sacerdotal de um pároco que apesar da sua timidez e simplicidade muito fez pela construção de uma Igreja diferente pelas freguesias destes 2 concelhos. Ele não vai para longe, ficando pela Paróquia de Mortágua.

O António Catela, na qualidade de representante da freguesia, leu o seguinte discurso:

Assim, como quem não quer a coisa, chegou o senhor Padre de mansinho a S. Paio de Mondego e a pouco e pouco, foi reconquistando os corações desta gente humilde e trabalhadora, que se tinha acometido de injustiças no passado e das quais ainda mal se encontrava reposta. Agora, independentemente da nossa vontade, também sai pé ante pé, em direcção a outras paragens, para continuar a cumprir a missão que Deus lhe reservou na terra, aceitando de bom grado e humildemente os Seus desígnios.

Durante dezanove anos do seu tempo pastoral, passamo-lo juntos e pode crer que somos gratos por isso. A sua presença foi serena e nada inquietante, exemplar até na atitude e soberana na ajuda da tomada de decisões. O senhor esteve connosco em muitas horas boas, mas também nas horas de trabalho, de luta, de aventura, no arriscar confiando e acreditando. Assim, conseguimos duas obras, às quais o senhor ficará ligado para sempre, o restauro da Igreja Matriz, no seu interior e o arranjo total, da Capela Nossa Senhora das Neves, nas Ermidas.

Na Igreja Matriz deu o exemplo, fazendo o seu donativo e pertencendo à comissão que se constituiu. Nessa altura, este povo maravilhoso levantou-se e uns com os braços, outros com as pernas, outros com dinheiro, ajudaram a fazer um restauro que parecia impossível de realizar, para uma terra tão pequenina, com meia dúzia de habitantes. No total, gastamos cerca de onze mil contos, sem saber muito bem de onde veio tanta ajuda. Na capela das Ermidas, a coragem voltou a vencer e continuando a acreditar, foi possível efectuar a reconstrução, que ultrapassou os sessenta e cinco mil euros.


Em todas as circunstâncias, manteve sempre aquela serenidade imprescindível, para levar a bom porto o seu rebanho e isso foi-o conseguindo, mostrando-nos o caminho que devíamos percorrer, servindo de lanterna e trazendo-nos alguma luz e paz, para os nossos corações outrora feridos, abatidos e fracos. Criou em todos nós, um espírito de união que ainda perdura e que nos tem ajudado a suprir as nossas dificuldades. Isso só foi possível de conseguir, com esse seu jeito simples, humilde e atencioso de nos ouvir, de nos atender e de nos fazer compreender. Insistindo, sempre nos disse na Eucaristia, que os milagres, as bênçãos e todas as coisas boas, só acontecem nas nossas vidas, se nós as procurarmos com o coração.

Às vezes, com aquele sermão metódico e estudado, parecia que se escudava por trás das palavras, que também por vezes não saíam com aquela fluência que se calhar desejava, mas o importante, é que cumpria a sua missão, sem um lamento, sem um queixume, tantas vezes notando-se no rosto, o cansaço de tantas missas, de tantos Kms e de ouvir tantas ovelhas tresmalhadas e sem rumo, exigindo cada vez mais de si.

Vivemos consigo estes novos tempos difíceis porque passa a Igreja, ao não existirem vocações para tanto serviço pastoral, e de si, nunca ouvimos uma palavra que não fosse de apoio, no encontrar de soluções, na procura de consensos, de carinho e acima de tudo com o coração em Deus, rezando por todos nós.

Claro que agora vamos sentir a sua falta, como se nos tivessem arrancado um membro, mas em comunidade, vamos procurar suprir essa falta, guardando as marcas que deixou em cada um de nós, rezando para que o Senhor Bispo, não deixe de encontrar um outro pastor para este rebanho, que sozinho, não vai conseguir encontrar alimento espiritual.

Durante dezanove anos sentimo-nos protegidos, tínhamos um amigo fiel e verdadeiro e sentíamo-nos bem com esse tesouro e, se como diz o ditado, por trás de um grande homem, está sempre uma grande mulher, pode crer que por trás duma grande comunidade, estará sempre um grande Pároco.

O nosso caminho vai continuar e o senhor estando longe, ficará no entanto bem perto, porque continuaremos a ouvir falar de si, talvez até com mais trabalho e dedicação nas novas paróquias que vai assumir. Os anos continuarão a passar copiosamente por todos nós e creio, que piores tempos ainda virão com toda a certeza, até que novas soluções sejam encontradas, pelas altas individualidades da Igreja Católica, para que rejuvenescendo e comprometendo-se com os novos sinais deste novo mundo, possa renovar-se, encontrar-se, perdoar e ser perdoada, encontrando finalmente o caminho e o rumo certo para Deus.

A si, Padre Correia Alves, Deus o ajude e abençoe nesta nova missão, que é no fundo igual a tantas outras. Que continue a acreditar que é possível, nestes novos tempos proclamar a fé, viver e acreditar na paz, sonhar com um mundo quase perfeito, onde a procura constante de Deus se torne um imperativo. Nós não lhe diremos adeus, mas um até breve que pode ter a duração de um minuto, ou de uma vida.

Termino, Padre Correia Alves, agradecendo-lhe em nome desta paróquia de S. Paio de Mondego, todo o tempo que nos dedicou e tudo o que fez por nós, sem olhar a meios nem vontades.

S. Paio de Mondego, 23 de Setembro de 2010


Muito obrigado, Padre Correia! Um até breve!



terça-feira, 21 de setembro de 2010

JANTAR DE DESPEDIDA DO SR. PADRE ANTÓNIO CORREIA

Boa noite,

Meus amigos, hoje venho ao blog mesmo ao final da noite para vos transmitir algo que, embora não seja inédito, é sempre inesperado e transmitido com alguma tristeza.

O nosso Padre António Correia vai deixar a Paróquia de S. Paio de Mondego. Já vários passaram por este lugar, sempre com a missão de transmitir a palavra de Deus, mas como tal é uma missão… que tem um início e um fim! A missão do Padre Correia junto de nós está a terminar, sendo já no próximo domingo, a última vez que ele vai celebrar a Sagrada Eucaristia para a Paróquia.

Uma situação que já não é nova, pois pelo menos eu ainda me lembro do Pde. David Marques (deixou a Paróquia por doença), o Samelo, o Natário, etc… De todos eles temos recordações, deixaram a sua marca! Assim acontece com o Pde. Correia que já está junto de nós há dezanove anos.

Para marcar este momento, a Paróquia de S. Paio de Mondego vai realizar um Jantar de Despedida, já na próxima 5ª feira (23 de Setembro)! Será no Relvão e achamos que seria de bom agrado que estivessem presente o maior número possível de pessoas.

Neste sentido, as inscrições estão abertos a todos que queiram participar nesta humilde homenagem junto do Pde. Correia! Algumas surpresas estão reservadas também para este momento.

Quem quiser ir, falem com o Catela, Alfredo, a Cristina, ti’ Graça Elias ou a Ilda Neves… qualquer um deles!

Esperamos por vocês!

Um abraço,
JC
-

sábado, 18 de setembro de 2010

O nascimento....

Meus caros,

Hoje venho ao blog para vos anunciar um nascimento! Não de um ser humano… Um nascimento virtual!

Sempre gostei de tecnologias de informação, de dialogar, conversar, partilhar, etc… acho que é mesmo minha praia (hum…!? temos aí uma nova temporada dos “Ídolos”).

Em 21 de Maio de 2007, escrevi neste nosso blog “ (…) Num futuro próximo vou começar a fazer um site sobre São Paio. Começar a reunir material, fotos, etc. (…)”, ideia que não cheguei a concretizar, mas alguém o fez… e muito bem!

De uma decisão da Junta de Freguesia e vindo no seguimento de um plano de actividades dando cumprimento a um desejo antigo também por parte desta de interagir mais com a população, nasceu o site de São Paio de Mondego!

O site está numa fase de construção (e tal como o blog, esperemos que nunca esteja concluído) mas já tem muito material. Vai interagir directamente com o nosso blog, mas sem um anular o outro. Campos diferentes, informações algumas comuns, outras distintas, o blog mais no dia-a-dia, o site mais num papel de concentrar / reunir informação da freguesia, serviços, etc. A freguesia, história, turismo e multimédia são alguns dos grandes tópicos disponíveis no site, assim como, informações sobre a própria Junta e todo o material de informação que a mesma gera / disponibiliza.

O site obviamente que tem um aspecto mais simpático que o blog, um trabalho (muito) profissional, com o apoio da Câmara.

Deixo a mensagem do Catela, também disponível no novo site da Junta:

“É com imenso prazer que vos apresento o novo site da Junta de Freguesia de S. Paio de Mondego. Nesta era das Novas Tecnologias, não podíamos deixar de aderir a esta nova forma de comunicar e de nos darmos a conhecer a todo o mundo.
.
Pretendemos, desta forma, divulgar a nossa terra, os nossos usos e costumes, sentindo que, assim, estamos a contribuir para a difusão das nossas tradições e história.
.
Temos a firme certeza de que, a partir de agora, estaremos mais perto dos nossos Fregueses, em particular, e dos cidadãos em geral. Qualquer um poderá, com um simples clicar do rato, interagir com esta Junta de Freguesia, informando-se, esclarecendo-se, solicitando documentos, sugerindo ou criticando, tanto a nossa actuação, como a da Assembleia de Freguesia.
.
A actualização constante deste site irá ser uma prioridade e uma meta a atingir, não esquecendo, contudo, as nossas dificuldades e limitações. Por esta razão, aproveito o ensejo para convidar todos os nossos visitantes a colaborarem, enviando-nos textos, fotos antigas ou actuais, ou algo que julguem pertinente e/ou relevante e que gostassem de partilhar, enriquecendo, a par e passo, este espaço que é de todos.
.
Em nome do actual executivo, deixo-vos um abraço e o desejo de que, unidos, consigamos alcançar, a cada dia que passa, o bem-estar e o desenvolvimento que alvitramos para a nossa terra.”
.
E pronto… um desejo antigo que se tornou realidade!

Parabéns e vamos à luta… virtual!
O link directo já está no menu do lado esquerdo da página do blog!

Um abraço,
JC

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

I Encontro de Bandas de Mondalva

Meus amigos,

é já este fim-de-semana! Domingo pela manhã, não estranhem ao ouvir uma Banda Filarmónica a percorrer as ruas de S. Paio e outras localidades (ver o programa no cartaz).

Convém sempre avisar estes eventos ou então podemos correr o risco de ter a sensação que o tempo voltou ao primeiro domingo de Agosto.. o chamado "déjà vu"!

Um abraço,
JC

Rentrée - a tão esperada moçoila!

Meus amigos,

Cá está, tal como prometido, o meu regresso! Setembro é sinónimo de regresso a casa, ao trabalho, à rotina (ou nem por isso!), … enfim, é, por excelência, o mês da rentrée.

Agosto já lá vai, este já vai a meio e não tarda nada, estamos a cantar os Reis! Estes períodos de ausência (não total… o télélé sempre ia apanhando as novidades), também servem para reflectir, escutar-me, pensar em novos rumos, etc, etc… Ou simplesmente decidir que nada vai mudar!

É isso que eu penso para o blog! Continuar no mesmo molde, talvez este ano ganhe uma cara nova, também tenho de pensar em outros tipos de alojamento pois começo a ter problemas de espaço… não, não sou eu! Problemas com o espaço ocupado pelas fotos! Isto funciona como um saco que vai enchendo. Quando estiver cheio, deixo de poder colocar fotos, por exemplo! Por isso tenho de pensar em soluções! Como o País!...

Uma palavra para os comentários de alguns posts: este blog não tem censura, tem é moderação de comentários. E para os mais curiosos, o último comentário que não publiquei, data do passado mês de Junho e é dirigido à minha pessoa… com alguns elogios e recordando também a minha mãe! Um mimo…! Por isso, nem entendi nada da história que se passou! E sim, “esta coisa” tem um 2º chefe… tem 2º, tem 3º, etc… uma hierarquia muito cuidada, muito horizontal, de fácil acesso… como uma empresa, moderna, arrojada, atrevida… determinada!

Respondidas as questões que pairavam no blog e reunidas as condições para prosseguir, vamos ver o que se passou, em resumo, no mês de Agosto. Pouco a pouco, vou depois abordar alguns assuntos com mais pormenor. Passada a Festa, o mês de Agosto decorreu dentro da normalidade, com a visita de alguns emigrantes (alguns vieram mais tarde, como o António Madeira que estava em S. Paio no fim-de-semana passado)… Não, A. Costa! Tu não contas… nunca entendo se ainda cá estás ou se já voltaste! Abraço a toda esta gente que ganha a vida por esse mundo fora, longe da família, da sua terra, das suas raízes! Espero que este blog continue a encurtar a distância!

Infelizmente mais uma pessoa faleceu (voltarei breve a este assunto), casamento já de meados do mês para a frente e um jantar de achadiços no final. A festa também deu para eu “re-estrear” um veículo, Também falarei mais tarde disto.

A vida corre….

Está agora a chegar também a época das vindimas! O trabalho do campo não pára!

Tudo isto vai dar tema de escrita! E muito mais… Deixo-vos com uma foto de um dos símbolos da nossa Aldeia!

Um abraço… e obrigado por estarem desse lado!
JC
.