sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Volto já...

Meus amigos,
.
A preparar o Reentré....!
.
Tenho de me ausentar do blog uns dias mas eu volto em breve... não é desculpa!!!
.
Até já!
JC
.
PS: sim, sim.. flagrantes, notícias, o Billy, etc... vem tudo a caminho!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Festa das Ermidas 2010 - a segunda e terça-feira...

Meus amigos,

Chegamos a 2ª feira e 3ª feira da Festa. A 2ª feira não foi mais pacífica. Durante a manhã com a celebração da Missa, sempre apareceram alguns para beber umas águas ou um café matinal. Era tempo de começar a contabilizar o que havia ainda, o que estava a acabar, gerir recursos.
.
A tarde, sempre foi mais animada. As pessoas começaram-se a juntar para irem tomando os seus lugares da tradicional merenda de 2ª feira. Como a merenda é mais para o final da tarde, há que aproveitar o pessoal para os entreter tanto com um joguinho de bingo, como depois para assistirem e participarem no leilão das ofertas que a povoação ofereceu durante a manhã de sábado.

Havia de tudo, desde sacos de batatas, cebolas, alhos, vinho, bagaceira, mel, um par de botas, uma bicicleta, whisky, licores, etc. Por acaso este ano não houve nenhum animal a leilão, como galos ou coelhos! O Alfredo, mais uma vez foi o leiloeiro de serviço neste final de tarde.
.
O leilão acabou já perto das 20h e deu-se início às merendas. A partir daqui só sei o que me contaram pois tive de regressar a Lisboa. Mas tudo correu dentro da normalidade. O baile, não ficou atrás do de sábado à noite com um número bastante bom de pessoas. É curioso, e isto que eu vou escrever não é uma crítica mas sim uma observação, há pessoas que não aparecem no sábado, nem no domingo à noite e na 2ª feira estão lá! O que até é bom pois fazem da noite de 2ª feira um valente baile! Foi só uma curiosidade….

A 3ª feira, é o dia para queimar os últimos cartuchos, com a realização do famoso jogo de futebol Solteiros-Casados, que suponho que acabou em vantagem para os Casados após a marcação de grandes penalidades. Gostei de ver o Zé Gato! Uma das pessoas que sempre me marcaram desde pequeno nestes jogos! Hoje em dia já não joga, mas fez de fiscal de linha.
.
Após a jogatana, sardinhada nas Ermidas, baile, entrega de prémios (o da cabra incluído!) e fazer as despedidas. É hora de acabar como stock e arrumar a trouxa! Pelo que eu sei, a cerveja acabou em estilo bar aberto para assim se derreter o resto do barril! Ah, é verdade, o Licor Beirão também acabou…

A grande novidade, mas não é a primeira vez que acontece, é que não foi anunciada a Mordomia para o ano que vem! Muita especulação, algumas propostas como se podem ver nos comentários do blog mas nada de concreto.

Agora é tempo de arrumar a casa, fazer contas, e a Mordomia que cessa as suas funções ficar com o sentimento de dever cumprido.

VEJAM AS FOTOS AQUI!

Um abraço,
JC
-







-




quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Festa das Ermidas 2010 - o domingo...

Meus amigos,

O domingo… bem, depois de 2 horas dormidas a correr, banhinho tomado e um prato de fruta como pequeno-almoço (sim, nem sempre pode ser os 75cl de vinho…), regressei às Ermidas. As pernas pareciam pesar 50 kg cada! Já por lá andavam outros mordomos e a Filarmónica também vinha a chegar. Foi arrumar o que ainda restava da madrugada, substituir barris, apanhar copos, etc… Ahhh, e o desgraçado do Alexandre Coelho foi limpar as casas de banho que, mais um ano, foram vandalizadas na noite de sábado! Os músicos a comer o belo do arroz de fressura tão tradicional.

A música arrancou em direcção ao Povo, eu fiquei lá por cima. Ou seja, a parte da Procissão sair da Igreja não assisti. Daí também a ausência de fotos. O tempo estava meio enrolado, com núvens, algo até fresquinho. Para o pessoal dos andores foi uma ajuda preciosa!

Missa, sai a Procissão novamente e a esta se juntam 3 belas fogaças! Andores recolhidos à Capela, está na hora da Filarmónica tocar um número e sem perder tempo, para o pessoal não fugir, leilão das fogaças. Correu muito bem, felizmente! Um agradecimento a quem as ofereceu e a quem as comprou!

Depois é hora de almoçar… logo aí o arraial fica vazio! É normal… A mordomia foi almoçar "à vez" e assim houve sempre pessoal lá por cima.

A tarde ia longa, regressava a música do almoço, e assim fizeram a sua actuação com mais uns números e despediram-se do povo.

Nesse momento, havia uma situação que foi novidade nas Ermidas que retirava a atenção a qualquer outra actividade que houvesse naquele arraial! Foi a chegada dos “Notas Soltas” com o seu camião palco! Já no ano passado eles eram para o trazer. Este ano, decidiu-se “dar" o palco do recinto à Filarmónica e às concertinas da Lousã, e assim o camião palco veio mesmo a calhar. Estacionado na berma da estrada ao lado do dancing, parecia que tinha sido feito à medida. Até uns candeeiros que lá estão, ficaram a pouco mais do que um palmo da lateral do palco. Perfeito!

Como eu estava a dizer, depois da actuação da Filarmónica, foi a vez das Concertinas da Lousã fazerem a sua actuação. Este grupo “arrastou” muita gente para as Ermidas. A sonoridade destes instrumentos é fantástica. Foi quase até a noite cair…

Os “Notas Soltas” cumpriram e deram espectáculo, quanto mais não fosse por temos um Arraial da Ermidas orientado em direcção à Estrela d’Alva. Foi engraçado, as pessoas também ajudaram ao baile, puxando sempre pelo conjunto. O baile já terminou pela madrugada fora, e depois, mais uma vez o Rui Almeida (o Ruinaldo) animou os resistentes com uma nostalgia musical dos anos 80! Para o pessoal mais “usado”, como eu, foi muito bom… coisas que já não ouvia há anos. Isto tudo entre barris de cerveja, sumo, águas, bifanas, caipirinhas, quermesse (muito importante… já tinha sido aberta na noite anterior!). A noite não estava nem de perto, nem de longe parecida com a de sábado. Estava frio! Logo o saldo foi menos 2 barris vendidos. Isto é curioso: nunca se consegue prever o que se vai vender numa festa. Vou só relatar algumas situações: por exemplo, compramos mais chanfana do que no ano passado e domingo à tarde acabou-se de vender tudo! No ano passado vendeu-se 20 caixas de vinho verde, este ano nem 10! Curiosidades, simplesmente…. Bem, hora de fechar o barraco! Entrei na cama eram 5:17… Melhor! Esperem por 2ª e 3ª feira da festa (sobre 3ª feira, fiquem descansados que tenho fotografias que passaram na censura!). Os flagrantes também ficam para mais tarde!


terça-feira, 10 de agosto de 2010

JANTAR DE ACHADIÇOS

Meus amigos,

À semelhança de anos anteriores, vai-se realizar o “5º JANTAR DE ACHADIÇOS”, já no próximo dia 27 de AGOSTO!

A dinamizadora de serviço é a Graça Duarte e quem quiser ir é só fazer a inscrição junto dela.

UM CONVÍVIO QUE É UMA REFERÊNCIA DA NOSSA FREGUESIA!

Abraço,
JC

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Festa das Ermidas 2010 - o sábado...

Meus amigos,

Finalmente chegam as notícias do que foi a Festa das Ermidas este ano de 2010. Não vos vou contar tudo na primeira pessoa pois motivos profissionais fizeram com que eu tivesse de regressar a Lisboa antes do baile de 2ª feira, mas na medida do possível e do que me foi transmitido, farei o melhor que puder.

Sendo assim, e seguindo a linha do que tem sido feito nos outros anos, irei fazer a separação por dias. Cheguei a S. Paio na sexta à noite e pude constatar que a Comissão de Festas da qual eu também fazia parte, tinham já arregaçado as mangas! Logo ao ramal da Estrela d’Alva se via indicações da Festa, ao entrar na estrada em direcção ás Ermidas já os enfeites/decoração estavam colocados. O arraial não fugia à regra e lá estava ele todo decorado. Fez-me recuar uns anos e lembrar-me de quando era miúdo e ajudava nestas tarefas durante o dia de sábado. E lá andávamos nós a meter fio e a colar os papeis com farinha amassada com água a servir de cola.

O Sábado começou cedo. Para mim tinha um duplo significado! O que interessa hoje é o da Festa. Cheguei às Ermidas e já por lá andavam alguns mordomos. Começar a inteirar-me das coisas, ajudar no que faltava, prevenir bebida para a noite, receber indicações, etc. O tractor andava já a dar a volta ao povo para recolher algumas ofertas que a povoação quisesse dar para os leilões a efectuar na segunda-feira da Festa. Na cozinha também tudo andava sobre rodas. A chanfana começava a ser assada e ainda bem que o vento estava do lado da Cruz do Soito, pois assim trazia o cheiro para o lado do bar. Nestes dias qualquer desculpa é boa para beber um copo.

Durante a tarde iam passando algumas pessoas, por ali davam 2 dedos de conversa, mais um copo. O calor que se fazia sentir ajudava! Entretanto uma das grandes ausências este ano, que não deixou de nos visitar mas que já não veio com a sua trouxa foi o homem da loiça de barro, o ti’Ramiro de Candosa, Tábua. Ele no ano passado prometeu e cumpriu: que era o último ano!

A tarde ia longa, o conjunto a montar o material, barraquinha das caipirinhas pronta, novamente a torre de escalada montada para quem se quisesse aventurar (uma novidade foi um parque infantil insuflável que se montou no fundo do Arraial, do lado oposto à entrada da Capela) e a cerveja sempre fresquinha! É sempre bom ver pessoas que devido à condição de emigrantes, passam largo meses sem nos visitar, como é o caso do Jorge Pinto, do Luís Mendes e do António Costa... por exemplo! O António não é bom exemplo, mas pronto... nunca sabemos quando é que ele está de regresso ou se ainda não foi!

Estava na hora do baile, a noite convidava a sair de casa, o ambiente era perfeito para mais um grande baile. E assim foi… Mais ou menos! Um stress a meio da noite, no auge do bar e a nossa máquina registadora… PUFFF! Foi-se… deixou de funcionar! Plano B a funcionar, sistema de cartões a saltar da gaveta e tudo a funcionar novamente. Pior do que o imprevisto era se não houvesse solução, certo?

A noite ia longa, o bar sempre a funcionar, bifanas a sair, mais um pouco o conjunto deu por terminada a sua actuação. Foi a vez do Diogo Almeida entrar em cena com mais um after-hours, sempre muito apreciado pela juventude. Foi até às 5 da manhã! Fraquinhos, pensam vocês… mas o pior é que às 8H da manhã já era preciso estar de pé novamente. Portanto, foi servir umas rodadas de finos, pedir licença ao pessoal e fechar a barraca. Entrei na cama eram 5:32 da manhã… por certo não cheguei ao minuto :33 acordado!...

Depois de amanhã virei contar o Domingo!
-
-
Abraço,
JC