sexta-feira, 30 de julho de 2010

FESTA DAS ERMIDAS 2010 - EU VOU!!!

Meus amigos,

Estamos numa semana complicada, já passamos por momentos de aflição em freguesias vizinhas, a solidariedade entre populações, forças de segurança, vizinhos, amigos, etc., foi bem visível. Ficamos com uma enorme mancha negra no nosso Concelho! Cabe a nós também dar um pouco de cor a esta situação, por isso e aproveitando o slogan que há 2 anos impera aqui no blog por esta altura do ano, “Festa das Ermidas – Eu Vou!!!”.

Aí está, o fim-de-semana em que todos os caminhos vão dar ao nosso lindo Santuário Mariano que é a Área de Lazer das Ermidas!

Esperemos que as pessoas também visitem a nossa Aldeia, que tragam amigos, venham até aos bailes ou simplesmente conviver um pouco. Serão 4 dias que tudo faremos (à semelhança do que tem sido desde que eu me lembro que sou gente!) para serem espectaculares, desde das cerimónias religiosas ao divertimento.

Esperemos por todos, visitem S. Paio do Mondego, venham assistir e participar na Procissão, passem por lá! Fica o convite!

Eu já lá irei dormir esta noite… pois amanhã é dia de trabalho!

Até logo,
JC

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Incêndios.... - Reportagem da TVI

Meus amigos,

Não sei se puderam ver as notícias do Jornal da TVI à hora de almoço, mas apareceu uma reportagem sobre o incêndio que durante a tarde e a noite passada devastou freguesias vizinhas.

Podemos ver a população unida a ajudar os bombeiros, a própria GNR, e o testemunho de alguns populares, alguns bem conhecidos de todos nós como é o caso do Américo Craveiro. Lá andava ele a ajudar quem nos ajuda tantas vezes.

Podem ver a reportagem da TVI neste LINK! Começa por uma publicidade mas depois mostra o inferno que foi a noite passada!

Um abraço,
JC
-
* A imagem e a reportagem são propriedade da TVI.

Incêndios....

Meus amigos,

se a época do ano é de alegria por um lado com a chegada de familiares emigrados, as festas religiosas, com o Verão, também pode ser uma das alturas mais tristes e revoltantes do ano. O tempo está quente e com ele aparecem também os fogos florestais.

O dia de ontem foi trabalhoso para os Bombeiros e populações em geral, com um incêndio que começou na Livraria do Mondego (Entre Penedos) e consumiu o que podia pela serra acima, Friúmes, Miro, Laborins, etc. O IP3 chegou a estar cortado à circulação automóvel durante a tarde, entre o nó de Penacova e Mortágua (se não estou em erro...).

Ontem ao início da noite a situação ainda era grave! Tinha o nosso repórter de campo no terreno e havia duas frentes com força, uma de Friúmes e outra para o fundo do valeiro do Vale da Vinha. São locais de difícil acesso e de noite não há meios aéreos a apoiar. Ainda hoje de manhã vi nas notícias que um lar de idosos em Miro teve de ser evacuado por precaução. Algumas casas agricolas arderam, e pelas notícias houve uma casa de habitação com alguns danos.



Pelo que vejo nas notícias desta manhã, no Económico, a situação foi controlada já de madrugada, mas hoje espera-se outro dia de calor e todos sabemos os perigos de um reacendimento.

A página do Facebbok do Penacova Actual, ontem durante a tarde quase que publicava fotos em tempo real do incêndio quando este consumia a Serra da Atalhada, e também ao início da noite o Luis Mendes, de Quintela publicava na sua página uma foto precisamente do que se via de Quintela para o lado de Friúmes.

São algumas dessas fotos com que vos deixo!

Um abraço, um muito obrigado aos Bombeiros e Deus nos ajude,
JC


domingo, 25 de julho de 2010

O aniversário...

No domingo passado, o Jorge Cordeiro do Blog de S. Paio de Mondego esteve de parabéns. Fez 36 aninhos, no dia 18 de Julho de 2010 e a exemplo do que aconteceu o ano passado, convidou alguns amigos às escondidas (sim, porque se convidasse todos, lá se ia o subsídio de férias à vida), para comer e beber uns copos, na sua casa do Vale das Casas. Ao princípio deu-me a sensação, de que ele estava com medo de que os cozinheiros não aparecessem, depois mais aliviado, ajudou a fazer o “almocinho” que, foi uma cabidela de cabrito e para entrada os miúdos fritos.

Os convidados foram aparecendo, uns mais tarde do que outros, mas apareceram. O que importa foi que ele fez questão de ter lá o Ti'Zé Sevilho, (que continua a dizer que foi a última vez) e a Ti Maria, ex-sogra do Joaquim dos blocos, que me pareceu muito feliz por ali estar. Neste ambiente de imensa alegria, a tarde foi decorrendo com naturalidade até que de repente faltou o gelo. Que desgraça, arrumamos tudo à pressa e fomos procurar gelo a casa do Zé Ramos.

Fomos gozando o gelo e quando demos por ela, já estávamos a comer uns peixinhos fritos e um caldo verde que caiu muito bem. Os festejos do aniversário do Jorge estavam longe de terminar, por isso resolvemos dar uma caminhada, “coisa que já não fazia há muito tempo” e fomos tomar café ao único sítio, que parecia estar aberto àquela hora. Por acaso estava, só que estavam um pouco renitentes em abrir mas, lá se conseguiu tomar o café e quem conseguiu enfiou um Beirão.

Há sempre aqueles que, nem bebem Beirão nem café e para esses serviram-se umas minis que segundo disseram, caíram muito bem. Como a noite já ia longa, lá acabamos por desfrutar os últimos momentos do aniversário deste amigo, que já nos garantiu que para o ano não faz anos, porque só faz anos aos sábados e domingos. Ficamos todos à espera, pelo próximo ano bissexto, para que adiante qualquer coisa o próximo sábado dia 18 do ano que for!

Restantes fotos, ver AQUI!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Festitradições de Povos do Mundo - Fotoreportagem

Meus amigos,

Tal como tinha sido anunciado aqui no blog, na passada sexta-feira passou por S. Paio mais uma edição do Festitradições.

Eu cheguei mesmo em cima da hora mas deu para ver tudo. Quando cheguei ao recinto ainda actuava o Grupo Retalhos do Alva, mas logo de seguida entraram Rússia, Guiné, Polónia, México e Angola! Cada povo com trajes muito próprios, com danças típicas muito diferentes uns dos outros, o batuque da música da Guiné, a dança mais acrobata da Rússia, a sincronização da Polónia, tudo resultou num espectáculo soberbo!

De realçar os russos e não é por acaso que eles têm os melhores ginastas do mundo. A flexibilidade deles é impressionante.

A única situação mais desagradável foi a temperatura que se fazia sentir, com algum vento que incomodava. Onde estão as noites quentes de Verão?
.
A organização, mais uma vez está de parabéns!

As fotografias! Podem ver todas AQUI!

Abraços,
JC

terça-feira, 20 de julho de 2010

FESTA DAS ERMIDAS 2010

Meus amigos,

Cá está!!! A pouco menos de 15 dias da Festa das Ermidas, eis o programa! O mesmo já anda por aí afixado, mas só ontem é que o Zé Madeira os foi buscar. Entretanto, telefonei aos senhores da gráfica e eles enviaram uma maquete para mim.

Ermidas 2010, eu vou... para em conjunto com a restante mordomia, vos receber a todos!

Temos tudo para que sejam dias de grande convívio e dedicação a uma festa com tradição, a qual dispõe de um local majestoso que é o arraial das Ermidas.

Todos juntos, faremos uma GRANDE FESTA!

Lá estaremos e contamos com a presença de todos… e mais alguns e outros também!

Abraços e beijos,
JC
-
* cartaz cedido por: www.vimarsilgrafica.com

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Cobertura do Palco do Arraial das Ermidas

Meus amigos,

Vai ser inaugurado esta noite (e esperemos que não seja testado / experimentado!!!) a cobertura nova do palco do nosso Arraial.

Ao longo dos anos, sempre que necessário houve um soluções temporárias, mas a Irmandade de Nossa Senhora das Neves decidiu por uma solução melhor e mais definitiva.

Assim sendo, e após vários orçamentos, a fornecedor que apresentou um orçamento mais baixo para realizar o trabalho foi a Visoencerados de Viseu, ficando este trabalho por cerca de 2000€.

A cor foi de consenso entre vários Irmãos da Irmandade, assim como a frase que se encontra inscrita na frente do mesmo.

Mais um avanço na melhoria das condições do nosso arraial para assim também permitir um melhor acolhimento de actividades e actuações.

Um abraço, até mais logo!
JC









Divulgações... Queres ser um Cristiano Ronaldo?


quarta-feira, 14 de julho de 2010

XXIX Aniversário da A.C.D.S. Paio - Fotoreportagem

Meus amigos,
No passado dia 11, como puderam ver aqui anunciado no blog, celebrou mas um aniversário! Um convívio que juntou cerca de 80 pessoas num almoço realizado na sua sede, que se prolongou pela tarde fora.

Acho que mais do que as palavras, nada como ver um batalhão de fotos que me fizeram chegar. Aqui ficam só algumas do conjunto que podem ver AQUI!

PARABÉNS ACDSPaio, que continue o seu papel importante que tem na dinamização e divulgação da nossa Aldeia!

Um abraço,
JC








segunda-feira, 12 de julho de 2010

Festitradições de Povos do Mundo - Dia 16

Meus amigos,

à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, a nossa terra vai acolher mais uma vez um festival de danças com partipação de grupos e vários países.

Um espectáculo diferente, culturas diferentes, línguas diferentes mas que se unem a nós pela dança, uma linguagem universal.

Uma noite que todos podem ter a oportunidade de assistir no nosso fabuloso Arraial das Ermidas, na próxima sexta-feira à noite!
.
Um abraço,
JC

Cerimónia de Apresentação da Nova Equipa de Sapadores Florestais SF 07 – 162 Penacova

No passado dia 5 de Julho pelas 18.30h decorreu a cerimónia de apresentação da nova Equipa de Sapadores Florestais da CAULE – Associação Florestal da Beira Serra, SF 07 – 162 Penacova, nas Ermidas, em São Paio do Mondego. Esta equipa, constituída por 5 elementos, terá como área de intervenção o concelho de Penacova, área territorial da ZIF Mondalva

Na mesa da cerimónia estiveram presentes o Presidente Executivo da CAULE, Eng.º José Vasco de Campos; o Presidente da Junta de Freguesia de Saio Paio do Mondego, Sr. António Catela, o Presidente da Mesa de Assembleia-Geral de Aderentes da ZIF Mondalva, Sr. António Madeira e mais tarde, o adjunto do Governador Civil de Coimbra, Dr. António Sérgio, o Comandante Operacional Distrital, Ten. Cor. António Martins e o 2.º Comandante Operacional Distrital, Eng.º Paulo Palrilha, representantes do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.
Estiveram ainda presentes alguns Aderentes da ZIF Mondalva.

Lamentavelmente, estava previsto comparecerem representantes de outras Entidades, tais como, Autoridade Florestal Nacional, Câmara Municipal de Penacova e Bombeiros Voluntários de Penacova, que não compareceram, devido ao funeral do Adjunto de Comando dos Bombeiros Voluntários de Penacova, Sr. Artur Dias.

Após algumas palavras dos presentes, exaltando a importância desta Equipa para a prevenção, detecção e combate aos fogos florestais em consonância com todos os outros meios que o concelho dispõe, foi feito um minuto de silêncio, em honra do Sr. Artur Dias, um Homem que dedicou grande parte da sua vida aos Bombeiros.

A CAULE aproveita desde já, para apresentar sentidas condolências à sua família e aos Bombeiros de Penacova.

No final realizou-se um Dão de Honra que os presentes desfrutaram em ameno convívio com a gentil colaboração da Associação Cultural e Desportiva de São Paio do Mondego.
----
* texto retirado do site da CAULE e fotos de António Catela

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Recordar é viver...

Meus amigos,

Já há uns dias vos tinha falado de uns tesourinhos do fundo do baú que tenho comigo e hoje, para todos irmos de fim-de-semana, irem até S. Pedro d’Alva ao Folclore ou para terem assunto de conversa durante o almoço da Associação, deixo-vos com esta foto!

Pessoas que marcaram uma época, pessoas que fizeram também elas história em S. Paio, pessoas de bem que infelizmente já não se encontram entre nós mas que recordamos hoje.

Não faço ideia de quantos anos terá esta foto mas para terem uma ideia, se o meu avô Francisco fosse vivo tinha completado no mês passado 100 anos. Teria quantos aqui…? Não sei, uns 60..?

Desculpem que eu vou usar algumas alcunhas pois não sei o nome completo de alguns e será mais fácil de identificar. Então, nesta foto estão presentes, da esquerda para a direita, César da Fonseca, Francisco Santos Fonseca ( meu avô, conhecido por Chico do Val-de-Açores ou do Val-das-Casas), Alfredo Baltazar, Pereira da Cruz (meu tio-avô por afinidade, tem uma rua com o seu nome em S. Paio) e o Zé do Pátio Velho (desculpem-me familiares e amigos, mas sempre foi o nome pelo qual o conheci…).

Fiquem bem e bom fim-de-semana!

Um abraço,
JC

quarta-feira, 7 de julho de 2010

E tudo o tempo levou...

Meus amigos,
.
um clássico do cinema de 1939 que tinha a duração de 233 minutos! No meu tempo de jovem, isto significava 2 cassetes de video VHS!

A noite passada em S. Paio, tivemos no Vale da Maceira, atrás das casas do Tóino Bento e Tóino Coelho uma cenário parecido. Simplesmente basta alterar o nome para "E tudo o javali destruiu..."!

Já há vários anos que estes animais nos visitam e povoam as redondezas de S. Paio. Nesta altura do ano, com os campos de milho já crescidos são mais frequentes a aproximação deles à povoação.

O pior não é o que eles comem, mas sim o que estragam pois por onde passam a destruição é total! Para quem nunca observou tal trabalho levado a cabo por estes bichos, aqui ficam umas fotos!
.
Abraço,
JC

Pela manutenção dos correios - uma notícia que afecta também S. Paio!

PENACOVA

Pela manutenção dos correios

O eventual fecho do balcão da Estação dos Correios em S. Pedro de Alva preocupa os autarcas do concelho. Junta não tem condições para acolher CTT e balcão mais próximo fica a 20 quilómetros.Em causa está o eventual fecho do balcão da Estação dos Correios em S. Pedro de Alva, no concelho de Penacova, e para evitar o fecho, a Assembleia Municipal (AM) de Penacova aprovou, na última reunião, uma moção contra o encerramento. O documento em causa, enviado a diversas entidades, nomeadamente, ao Presidente da República, primeiro-ministro, presidente do Conselho de Administração dos CTT e ANACOM refere que os deputados municipais de Penacova estão “solidários com a população do alto do concelho, na luta em defesa da manutenção do serviço público de correios”. Na referida moção dizem “recusar aceitar o encerramento do balcão, por se tratar de uma tentativa de desmantelamento de um serviço público de qualidade essencial ao bem-estar e ao desenvolvimento local”.

Luís Adelino, presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro de Alva, contactado pelo DIÁRIO AS BEIRAS refere que “houve uma reunião prévia com os responsáveis dos CTT que prestaram as informações” sobre o eventual encerramento. Ora, Luís Adelino argumentou em sentido contrário e na última AM, “como mais um esforço pelo não encerramento” foi elaborado o referido requerimento “para enviar a instâncias superiores”. Salientando que o balcão em causa já tem “várias dezenas de anos”, e está instalado numa habitação de uma família que cedeu o edifício, o autarca de S. Pedro de Alva destaca ainda que o actual balcão, considerado imprescindível, funciona nos dias úteis das 09H00 às 17H00. Ora, toda a correspondência passa por ali e, caso feche, “há serviços que se perdem”. Isto porque caso se verifique uma transferência para as instalações da Junta de Freguesia de S. Pedro de Alva a venda de produtos financeiros “acaba”, afirma. A população fixa da freguesia é idosa e os levantamentos dos vales de reforma “são ali feitos”. Se acabar o balcão, terão de se deslocar ao mais próximo que fica “a cerca de 20 quilómetros de distância”, salienta Luís Adelino.

FONTE: DIÁRIO DAS BEIRAS

terça-feira, 6 de julho de 2010

Actualizações...

Meus amigos,

Hoje volto ao blog para vos mostrar um pouco do que por S. Paio acontece! Aliás, este é o objectivo do blog!

Acabamos de assistir a um Holanda-Uruguai que até ao último minuto houve luta, disputa, garra de vencer. Quem saiu a ganhar nos últimos tempos tem sido S. Paio..! Não, o Professor Queiroz não vai chamar o Paulo Madeira à Selecção!!!

Depois de alguns tempos de sacrifício, aborrecimentos e chatices, em que a água faltava devido ao rebentamento da conduta principal que abastece a população, vieram as obras que, finalmente completaram a substituição total da conduta. Como relatado na altura, a estrada ficou assim um pouco mais estreita no que diz respeito a alcatrão!

Chegou agora a vez de tudo ser reparado com o alcatroamento dos rasgos que se tiveram de abrir para a substituição da conduta. Este trabalho não pode ser realizado imediatamente após as obras pois a terra que cobre a conduta tinha primeiro de abater e ficar compacta.

As coisas levam o seu tempo, mas pouco a pouco os resultados vão aparecendo! A qualidade de vida cresce! E todos nós merecemos!

Voltarei com uns tesouros que fui buscar ao fundo do baú!

Um abraço,
JC

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Apresentação de nova Equipa de Sapadores Florestais

No âmbito do programa de Sapadores Florestais da Autoridade Florestal Nacional foi atribuída à CAULE – Associação Florestal da Beira Serra uma Equipa com área de intervenção no concelho de Penacova (SF 07 – 162 Penacova).

Deste modo, a Associação passará a contar com 6 Equipas de Sapadores Florestais, 2 Equipas da Empresa de Inserção (projecto IEFP), 1 Equipa própria, totalizando 9 Equipas.

No próximo dia 5 de Julho, segunda-feira, pelas 18h00, nas Ermidas em São Paio do Mondego irá realizar-se a Cerimónia de Apresentação da referida Equipa de Sapadores Florestais, a que se seguirá um Dão de Honra.

A Direcção da CAULE convida Vossa Excelência a estar presente.
-
* retirado do site da CAULE
____________________________________________

Meus amigos,

Fazendo um breve texto sobre este assunto, já devem ter reparado por diversos sitios de S. Paio, placas informativas da ZIF (Zona de Intervenção Florestal). E o que é uma ZIF, perguntam vocês? Da mesma fonte, é possível ler-se "(...) É uma área territorial contínua e delimitada constituída maioritariamente por espaços florestais, submetida a um plano de gestão florestal (PGF) e a um plano específico de intervenção florestal (PEIF) e gerida por uma única entidade. (...)".

Nós em S. Paio estamos inseridos na denominada ZIF Mondalva, juntamente com as freguesias de Oliveira do Mondego, Paradela, São Pedro d'Alva e Travanca do Mondego.
.
Sobre as actividades e funcionalidade desta associação podem continuar a ler AQUI!
.
Estamos de parabéns por a nossa aldeia acolher esta cerimónia!

Um abraço,
JC