sábado, 27 de fevereiro de 2010

4º Passeio turístico TT - FOTOREPORTAGEM

Meus amigos,
Chegou ao nosso e-mail o seguinte texto:

"A Secção TT da Casa do Benfica em Penacova levou a efeito no passado domingo o 4º Passeio turístico tt "Trilhos Barragem Aguieira entre Moendas e Moinhos"

Um dia muito bem passado!

APOIOS: Juntas de Freguesia de São Pedro de Alva - Travanca do Mondego - São Paio do Mondego – Município de Penacova

REFEIÇÕES: Pequeno-almoço no secretariado instalado na junta freguesia em São Pedro de Alva, aperitivo na A R C Travanca do Mondego, reforço almoçarado em A C D São Paio no bonito parque Ermidas de São Paio do Mondego, jantar na casa do povo em São Pedro d'Alva

OFERTAS: saco do Município de Penacova com informações turísticas da região, boné do evento e outras ofertas, no final durante o jantar entrega de um troféu de presenças a todos os concorrentes

INSCRIÇÕES: 9 motos 43 jeep + 8 Jipes da organização) total cerca de 102 participantes + 30 elementos staff

Passeio pela floresta e passagem pelas Freguesias este ano com uma zona totalmente nova junto ao paredão da Barragem da Aguieira descendo essas encostas tendo a água como espelho de fundo agora com uma vista lindíssima para a ilha passando pela povoação que lhe deu o nome num total de + ou - 40km escolhidos com o propósito de não entrar em zonas protegidas, terrenos agrícolas e cursos naturais de água.

Tendo ao longo destes algumas radicais com vários graus de dificuldade mas sempre com alternativa e 2 pistas de obstáculos: pista Barreiro Estrela d'Alva (terreno barro), final pista zona industrial Travanca do Mondego este ano em alguns sectores trial mas com uma enorme variedade de obstáculos de vários graus de dificuldade, fazer a pista, completando todos os sectores era muito difícil devido ao tempo que se fez, o que originou que só um jipe a fez na sua totalidade sem qualquer tipo de ajuda onde varias centenas largas de espectadores aguardavam a caravana do passeio onde chegaram a andar 40 jeeps ao mesmo tempo.

Espectacular final de tarde com muita lama que divertiu tanto as centenas largas de espectadores como participantes. Fazemos um balanço positivo mesmo com menos viaturas estiveram praticamente o mesmo número de inscritos em relação ao ano passado atingindo os objectivos que tínhamos previsto, levando em conta que a intempérie que se fez na madrugada de sábado levou alguns inscritos a desistir.

Os “trilhos barragem da Aguieira entre moendas e moinhos” foi uma ideia lançada pela secção TT da Casa do Benfica em Penacova, secção essa liderada por José Laurindo e José Lopes que levaram 4 edições para o terreno durante o triénio deste mandato que finda agora em Março ficando uma possível 5ª edição nas mãos da próxima direcção.

Aguardando a possibilidade da continuidade que este evento merece com o desejo que corra como as anteriores e porque não ainda melhor!

Agradecimentos a todos o envolvidos: participantes adeptos Benfica, Sporting, Porto, etc, que tornaram deste passeio uma festa, convívio, amizade, alegria, que não se vê nos estádios é como eu digo os “TT faz milagres”. Ás Juntas de Freguesia, patrocinadores e todo o staff da Casa do Benfica, em especial a alguns que não pertencem á direcção da casa e aos incansáveis que desde do inicio deste ano se privaram dos todos os domingos para preparar o terreno como todo o cuidado necessário são eles o Chico de Travanca e Fernando Rosas (que até são do F C Porto), ao Jorge Videira, etc.A todos os meios de comunicação, sites, fóruns, jornais, revista que ajudaram a promover este evento.
Um abraço a todos! Bons trilhos!

Boas reportagens
José Laurindo
Casa do Benfica em Penacova

Em anexo algumas imagens (FOTOSLENTE) enviadas pela Casa do Benfica."
-
Eu, Jorge, agradeço à Cristina e ao Zé pelas fotos enviadas! Por uma questão de facilidade, coloquei as fotos num album (VER AQUI)

Um abraço,
JC

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Divulgações....

Chegou ao nosso e-mail....

"Boa tarde….

Para divulgação se envia, em anexo, o cartaz relativo aos concertos da orquestra juvenil e banda filarmónica, a realizar no próximo domingo, 28 Fev. às 16 horas na Casa do Povo de Penacova, integrado no Festival da Lampreia de Penacova.

Obrigado….

Cumprimentos,
Rui Silva"

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Água e afins....

Meus amigos,

Em meados de Novembro do ano passado, relatei aqui uma situação que ocorreu em S. Paio com a minha pessoa: o de chegar a casa e as torneiras estarem secas. Torneiras, as da água da companhia!!! Tenho de fazer esta chamada de atenção ou então amanhã alguém lá vai deixar um pipo de vinho à porta... e eu não quero isso!

Em resposta a essa questão, o nosso Presidente respondeu em comentário: “(…) O que te posso dizer é que a conduta anda a pouco e pouco a ser removida, para ser colocada outra nova no seu lugar com mais caudal e sem causar grandes transtornos à população (…)”.

Pois, ao que parece aí está mais uma fase de substituição da conduta. Mesmo com o tempo que se tem feito sentir, o pessoal lá anda a tratar desta obra que tanta falta faz à população.

Vamos ver se volto com um flagrante!

Um abraço,
JC
-



segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Por caminhos (novos) de S. Paio...

Meus amigos,

Por caminhos de S. Paio é uma das muitas sagas que vou colocando neste blog. A nossa terra nisso é fértil! Há sempre caminhos florestais para serem explorados… quanto mais não seja quando nos enganamos num caminho e depois partimos à aventura: onde será que isto vai dar…?

Naquele momento, “é o arriscar tudo” e fé em Deus… O que mais pode acontecer é, caso se vá com algum veículo, ser necessário puxar à mão ou chamar um tractor para puxar… De resto, sempre uma aventura! Eu por causa destas coisas, normalmente vou a pé! O máximo que pode acontecer é uma queda! Por isso é que já não arrisco depois de almoço!

Ora então, para quem conhece o Val-de-Açores, esse lugar tão querido para a minha família, no fundo deste lugar, temos a Bogueira, ou melhor, a Ribeira da Bogueira. Está a ser aberta uma estrada, ao longo da cota da água desde da Bogueira até à Bralhada. Ou seja, vai do Vale-de-Açores, Vale-dos-Chumassos, Vale-dos-Arelhos, Val-das-Mantas e Bralhada. Desculpem lá os nomes se algum está com algum erro ortográfico, mas suponho que é assim que se denominam estes locais.

Por agora será assim, talvez um dia se entre na estrada do Túnel e se vá sair ao Barreiro sempre à borda d'água... por estrada, claro! A nado já é possível!

E estrada para quê? É sempre bom! Há vantagens para os proprietários, que assim vêem os seus terrenos valorizados por um acesso mais fácil, há vantagem para prevenção e combate a incêndios, há vantagens para os pescadores desportivos que assim ganham “uma espécie de pista”, etc, etc. Investimentos que são sempre bem-vindos.

Um abraço,
JC
.



quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

4º PASSEIO TURÍSTICO TT - CASA BENFICA PENACOVA



4º passeio turístico TT "Trilhos barragem da Aguieira entre moendas e moinhos" no próximo dia 21 de Fevereiro.


A CBP e seus parceiros juntamente com as freguesias de São Pedro de Alva, São Paio do Mondego, Travanca do Mondego estão a fazer todos os esforços para que seja ainda mais espectacular do que as últimos edições em todos os aspectos.

Déjà vu...

Meus amigos,

Depois de 2 semanas sem dar notícias (ou quase...), cá estou eu de volta!

Razões profissionais levaram-me a estar um pouco afastado do blog. O cansaço das últimas semanas não me tem permitido passar algum tempo em frente ao computador. Por isso, preferi descansar do que estar a cair num ciclo do qual seria muito mais complicado retomar o dia-a-dia. Mas não é para me lamentar que aqui estou….

Voltei a S. Paio este fim-de-semana de Carnaval. Embora não estivesse lá os dias todos, deu para ver o pessoal, comer, beber e dar uma ajuda nas tarefas da agrícola!

A parte mais interessante é que se cumpriu mais uma edição da Confraria do Pernil Assado. Já vai na sua 7ª edição e para quem não sabe do que se trata também não é hoje que vos vou matar a curiosidade. Deixarei para mais tarde.

Há que falar do presente e corrente (esta foi só mesmo para rimar!!), daquilo que se passa em S. Paio e arredores. O regresso à aldeia é sempre um momento de alegria.

Sinceramente desta vez fiquei algo confuso. Tive uma visão momentânea e na minha cabeça criou-se um “déjà vu”! Que o saneamento tinha voltado a S. Paio, que tinham sido abertas novamente valas e estavam agora cobertas com terra. Mas não… Estava enganado! Simplesmente a estrada está carregada de terra que se vai soltando de tractores e/ou camiões vindos do lado da Gândara. A quantidade de terra vai diminuindo desde do Val-das-Casas, onde é mais que muita até mais ou menos ao cimo da Rua do Silveirinho, à loja do Agostinho. Ao cabo das ruas, um carro a passar a velocidade baixa, levanta uma núvem de poeira no ar que parece que estamos a passar ao poço da Portela em plena Gândara. Obviamente que isto foi no sábado e domingo, pois na 2ª feira, com a chuva tudo isto foi transformado num lamaçal!

Parece-me que em tempos foi criada uma estrada pela Abelheira para veículos pesados serem desviados e assim não passarem dentro do povo. Há quem o utilize e há quem não o faça. O caminho é certo que não está nas melhores condições, mas sei de quem por lá passa sem problema.

S. Pedro tenta agora acalmar esta poeirada e lama.

Volto em breve, meus amigos!

Um abraço,
JC
-