quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Almoço Convivio da Casa do Concelho de Penacova - Fotoreportagem

Meus amigos,

Tal como foi anunciado aqui no blog, realizou-se no passado dia 13 de Setembro o almoço da Casa do Concelho de Penacova em Lisboa, servido nas Ermidas.

De Lisboa vieram 110 pessoas, mas o almoço foi aberto a todos, mais os Presidentes das 11 freguesias, o ainda actual Presidente da Câmara de Penacova, convidados e os elementos desta ACDSPaio, somou cerca de 200 pessoas.

O convívio foi organizado pela Junta de Freguesia de S. Paio com o apoio desta Associação e de todos aqueles que se quiseram juntar.

Entre os participantes vindos de Lisboa, veio um organista que animou a tarde e pôs tudo a dançar.

Este convívio realiza-se todos os anos sempre em freguesias diferentes do concelho, portanto só daqui a 10 anos os voltamos a receber na nossa terra!

Correu tudo bem, as pessoas foram satisfeitas tanto com o repasto como com o sítio (e menos não se esperava), só perto da hora de ir embora a trovoada e a chuva apressou a viagem de regresso à capital.

Quem ficou teve a oportunidade de jantar que o Chefe Catela preparou e segundo comentários que se ouviram, estava divinal.

Mais um convívio, mais uma demonstração de afecto da nossa aldeia para com todos que a querem visitar.

Um abraço! Um agradecimento pelas fotos à Cristina e ao rookie Coimbra!
JC









segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Eleitores...

Meus caros,

Embora a política não faça parte dos temas que usualmente se apresentam / discutem no nosso blog (nem quero!), já o resultado das mesmas é interessante de se observar.

Não se pretende mostrar qual a força política que ganhou, mas sim ter uma ideia (eu não a tinha!!) de que na mesa de voto de S. Paio estão inscritos 254 eleitores. Estes números são fornecidos pelo Portal do Eleitor.

Um abraço,
JC

domingo, 27 de setembro de 2009

Flagrantes da vida real...

Meus amigos,

Na minha juventude, como alguns de vocês se lembram, eu passava algum tempo no Café Cruzeiro… alguns dias, no final da noite, a sensação que tinha quando de lá saía não era agradável.. sentia-me algo tonto e com vertigens… Via as coisas tortas, inclinadas....

Passado alguns anos, venho a descobrir que o defeito não era meu. Realmente o poste junto ao Cruzeiro está um pouco tombado.

É caso para perguntar: será que algum dia o poste vai cair?

Um abraço,
JC

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Tradições Populares - Desfolhada do Milho

Meus caros amigos,

Entro agora numa fase ao estilo da fábula da tartaruga e da lebre: não vale a pena correr, o que interessa é partir a tempo... mas como esse tempo já passou, agora tenho de correr!

Como tal, vou publicando os temas aqui no blog pela ordem com que foram chegando...

Por isso, e aproveitando o texto e as fotos da Diana e juntando mais algumas enviadas pelo nosso repórter de campo, o Zé Alberto, vimos hoje mostrar que há tradições que ainda são o que eram.

O cultivo do milho continua a fazer parte do nosso dia-a-dia na aldeia. Este trabalho agrícola, chegada a altura de o apanhar e de o escamisar, proporcionava convívio e solidariedade entre famílias e vizinhos, pois ajudam-se mutuamente nesta tarefa, trocando-se os dias de trabalho ora na casa de um, ora na casa do outro. E chega para todas as idades!!!

Como o ano de produção foi bom mais uma vez se recordou outros tempos. Na eira as espigas eram muitas e o intervalo para a jeropiga, vinho branco e os figos era sempre o mais desejado.

No final, as filhoses acalmaram estômagos famintos num convívio de boa disposição.

Um abraço,
JC







segunda-feira, 21 de setembro de 2009

NA "RENTRÉE" DO BLOG....

Meus amigos,

Com o verão a acabar, com as férias gozadas, depois de algum tempo para as poeiras assentarem e da cabeça descansar, está na altura de fazer a “rentrée” do blog…

Tinha em mente fazer uma lavagem neste blog e alterar algumas coisas, mas as alterações ficarão para mais tarde… é que vou sempre pensando para comigo mesmo que é hoje, que é hoje mas os dias vão passando e o blog muito parado. Mea culpa…

Mas o que é preciso é calma…! As hostes também andam agitadas com o final das campanhas eleitorais. De resto, ainda não voltei a S. Paio desde da festa, mas tem chegado algum material e noticias à caixa de mail do blog. Esta grande falha será colmatada no fim-de-semana prolongado do 5 de Outubro.

Sobre as eleições, simplesmente quero deixar uma nota explicativa. Nunca foi intenção do blog se prenunciar sobre simpatias políticas ou fazer divulgação sobre as mesmas. Por isso é que estes assuntos nunca foram publicados aqui. Já há muitos blogues de opinião política na região. De resto, que ganhem os melhores e que possam fazer sempre mais pela nossa região!

Temos o Outono à porta, temos aí as vindimas, altura de grande trabalho agrícola com o vindimar, o esmagar dos cachos, tirar o vinho e depois vem ainda a aguardente. Este ano acho que vou conseguir ter umas fotos de um alambique tradicional a funcionar.

Ainda tenho umas fotos da Festa, tenho umas fotos de uma desfolhada do milho, tenho ainda fotos de uns fenómenos que ocorrem em S. Paio, como de alguns flagrantes!

Vamos arrancar em força… novamente! Assim vocês também ajudem…

Meus amigos, deixo-vos um até amanhã e uma panorâmica da nossa barragem, com um conjunto de fotos tiradas do alto do Barreiro.

Um abraço,
JC

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

BAILE - MOCIDADE FUTEBOL CLUBE


Um pedido de divulgação que chegou ao nosso mail.


Abraço,
JC
-
PS: ainda não entrei no ritmo pós-férias! mas está para breve...

domingo, 13 de setembro de 2009

Almoço Convivio da Casa do Concelho de Penacova

Exmos. Senhores:

Junto enviamos a V. Exas. folheto do almoço convivio da casa do concelho de Penacova em Lisboa, que se irá realizar domingo dia 13-09-2009, pelas 13 Horas, com o apoio da ACDS.Paio, solicitando a sua divulgação.

O almoço constará de entradas variadas, sopa, porco no espeto com arroz de feijão, sobremessas e café, acompanhado da boa pinga da região.

Contamos consigo, traga a sua familia e os seus amigos e venha passar um dia diferente neste espaço de lazer das Ermidas, Santuario Mariano, e certamente disfrutará da companhia de conterrâneoa e amigos que há muito não vê.

Dê-nos a honra da sua presença neste almoço.

Associação C.D.S.Paio

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

ERMIDAS 2009 - CONTAS DA FESTA

Caros amigos,

no passado dia 30 de Agosto de 2009, a fim de serem apresentadas as contas das festas deste ano, reuniram-se num almoço, nas Ermidas, alguns elementos da mordomia de 2009 e representantes da mordomia de 2010 (José Madeira e Victor Bandeira).

Infelizmente não puderam estar presentes todos os mordomos e mordomas devido quer a afazeres profissionais quer a compromissos pessoais. Para que todos tenham acesso à informação aqui fica em anexo o resumo de contas das Festas de 2009.

A Comissão de Festas agradece a todos que contribuíram para mais um êxito festivo.

P'la Comissão de Festas 2009
António Costa

terça-feira, 1 de setembro de 2009

4º JANTAR DE ACHADIÇOS - RESUMO

Caros amigos,

A fim de dar continuidade ao que é já uma tradição, realizou-se no passado dia 21/8/2009 mais um jantar dos achadiços de S. Paio de Mondego, no restaurante “O Casimiro”, em Silveirinho.

Este ano, que foi o quarto, compareceram 14 achadiços – 9 homens e 5 mulheres. Muitos mais gostariam de ter comparecido a este agradável convívio, mas outros compromissos e obrigações certamente terão estado na razão da não comparência.

À semelhança do ano passado, a ementa constou de entradas compostas de leitão, rissóis, croquetes, queijo, chouriça, etc, os pratos principais foram o bacalhau à casa e lombo de porco assado, e a sobremesa foi à escolha de cada um. O habitual café acompanhado com uma colherzinha de chocolate e um digestivo fecharam a refeição. Os vinhos branco e tinto eram, como não podia deixar de ser, de excelente qualidade e paladar.

Os homens ofereceram o habitual bolo de aniversário e as mulheres ofereceram o espumante para o acompanhamento.

Para perpetuar o acontecimento foi redigida e lida a todos os presentes a habitual acta, pelo achadiço António Catela, e foram tiradas algumas fotografias elucidativas desta bela reunião.

António Costa