domingo, 28 de junho de 2009

Fotos da noite de S. João...

Meus amigos,

Chegaram ao e-mail do nosso blog, enviadas pela Associação, as fotos da noite de S. João.

Depois de algumas indecisões e dúvidas, parece que o Zé Duarte lá se resolveu a comparecer neste evento, e mostrou como se come uma bela sardinha em cima de broa! Mais um momento pedagógico aqui no blog!

Deixando um pouco a brincadeira, as fotos vinham sem texto e também não falei com ninguém, mas ao que parece foi divertido e toda a gente parece animada, desde dos mais novos aos mais “rijos”…

Um abraço,
JC
-

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Um texto que eu achei fantástico!!!

Meus amigos,

Como devem já ter notado, existem vários "links" a outros blogs ou sites de "amigos" num menu do lado esquerdo do nosso blog.
Isto serve para quê? Como vocês sabem, noticias de S. Paio não há todos os dias (se bem que, se eu lá vivesse, se arranjaria sempre qualquer coisa… nem que fosse a notícia de um carreiro de formigas que tinha sido violentamente interrompido e desmembrado à passagem da Zundapp do Jacinto, lá para os lados da Gandara!) e assim, podem sempre dar uma olhadela pelos os outros blogs pois, ou num ou noutro, há sempre novidades!

Eu também o faço e hoje deparei-me com um texto no blog da Moura Morta que eu achei fantástico! Embora o título seja "Para quem nasceu na Moura Morta antes de 1980..." poderia muito bem ser, com algumas adaptações, "Para quem nasceu em S. Paio antes de 1980...".

Um abraço!
JC

terça-feira, 23 de junho de 2009

XXVIII Aniversário da A.C.D.S. Paio - Fotoreportagem

Comemorou-se no domingo dia 14 de Junho, o 28º aniversário da A.C.D.S.Paio, onde muita coisa aconteceu, numa tarde bem passada e muito do que aconteceu não vou aqui contar.

O principal desta comemoração era o almoço-convívio que estava marcado para as 13 horas. As mesas estavam postas e arranjadas, cá fora e estavam lindas e nós com tudo prontinho para começar a servir as pessoas, ao som da música ambiente e só aguardávamos alguns convidados que, ainda não tinham chegado. Eis que de repente, apareceu inesperadamente o “S. Pedro” para se juntar a nós e dificultar-nos toda esta organização.

Foi um corre-corre (só visto…) mas, com a ajuda de todo, incluindo os comensais, tudo foi levantado e colocado dentro da sala, onde batemos o recorde, colocando longe da chuva, 110 lugares sentados.

Mas se calhar, até há males que vêm por bem, e assim aproveitando a presença do Sr. Presidente. CMP, Engº Maurício Marques entre outros convidados, aproveitamos para lhe solicitar ajuda para a obra que, queremos levar a efeito, de ampliação do edifício da escola primária, transformando-a num pequeno salão para estes eventos, obra já há muito ansiada por todos.

De repente, lá fora, estava sol outra vez e resolvemos saborear as sobremesas outra vez no arraial, sempre com medo da chuva que, por sinal ameaçou mas não mais apareceu. A tarde prolongou-se animada, com jogos de entretimento como, o jogo do pião, saltar à corda, jogo da sueca. À noite ainda demos um jeito nalguma coisa que tinha sobrado e depois de lavar a loiça, lá voltamos para as nossas casas, com sentido evidente do dever cumprido.

A todos que por lá passaram, conviveram e ajudaram, o nosso muito obrigado em nome da A.C.D.S.Paio.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

CONVIVIO - NOITE DE S. JOÃO



A pedido da Associação, aqui fica a divulgação de mais uma actividade / convívio a realizar-se já amanhã!
.
Não faltes e leva a "máquina fotográfica"...
.
Um abraço,
JC

domingo, 21 de junho de 2009

Cerimónia das Festas Religiosas...

E, assim se cumpriu mais um ano de catequese na nossa Terra, culminando com as respectivas Festas Religiosas.

Foi na passada Quinta-feira, 11 de Junho, Dia de Corpo de Deus, que podemos assistir: a duas crianças que receberam o Pai-Nosso, a oração que Jesus nos ensinou; a três meninas a receber a Palavra de Deus, como a Luz do seu caminho; e a outros dois jovens que receberam as Bem-Aventuranças como o desafio de viver segundo estas, fazendo delas o caminho da felicidade.

Sem dúvida que estas crianças recordarão este dia de forma alegre, agradecendo assim a todas aquelas pessoas que tornaram este dia possível.
-
* Texto e fotos enviados pelas Catequistas
.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Festa em Honra do Senhor São Paio


Meus amigos,
.
o programa da Festa do próximo dia 26 de Junho!
.
Estou ausente mas a internet chega a todo o lado!
.
Um abraço,
JC

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Flagrantes da vida real...


Exemplos de vida: o irmão mais velho lança o pião sob o olhar atento do irmão mais novo!

Quanto ao jeitinho da mão, Zé… sem comentários!

Eh, eh… um grande abraço!
JC

Festa de Solidariedade - CHELO


Caros amigos,

chegou ao mail do blog este cartaz para divulgação.


Obrigado,
JC

sexta-feira, 5 de junho de 2009

CONVITE - Cerimónia das Festas Religiosas

Nós, catequistas convidamos toda a comunidade a assistir à Cerimónia das Festas Religiosas, realizadas pelas nossas crianças na próxima Quinta-feira, Feriado "Corpo de Deus", dia 11 de Junho, pelas 10 horas, na Igreja de São Paio de Mondego.

Na Cerimónia celebra-se a Festa do Pai-Nosso, pelas crianças do 1º ano, Carolina Duarte e Flávia Santos; a Festa da Palavra, pelas crianças do 4º ano, Beatriz Ribeiro, Inês Miranda e Mariana Antunes; e, a Festa das Bem-Aventuranças, pelas crianças do 7º ano de catequese, Cátia Costa e Humberto Duarte.

Contamos com a vossa presença!

As catequistas,
Ilda Pais, Cláudia Duarte e Tânia Duarte.
-

quarta-feira, 3 de junho de 2009

A tradição ainda é o que era...

Meus amigos,

Quando eu vos dizia num texto anterior acerca do Dia da Espiga que "essa reportagem fica mais tarde, com algumas surpresas pois a tradição ainda é o que era", não me estava a referir à reportagem do pessoal que estava nesse dia nas Ermidas, mas sim sobre uma família que manteve a tradição.

Como é do vosso conhecimento, pois tal já aqui foi referido, antigamente o Dia da Espiga, era celebrado com as famílias espalhadas pela Gandara a merendar nas suas fazendas. Suponho que até houve um ano em que fizeram uma missa campal na Gandara. Os mais antigos podem confirmar esta situação…

Ora, no sentido de fazer algo diferente do que tem acontecido nos últimos tempos e alterando um pouco o local da merenda pois a Gandara hoje em dia não é mais do que um vasto eucaliptal com alguns pinheiros que ainda escapam ao nemátodo, houve quem se deslocasse até a uma antiga fazenda da família e foi merendar nesse final de tarde à ribeira da Bogueira!

Certamente que as condições não foram as mesmas do que nas Ermidas, mas o sossego e paz que se sente num local destes e ao pé da água da barragem, compensa qualquer desconforto!

Fica aqui uma foto para mais tarde recordar o dia em que as merendas voltaram ao campo!

Um abraço,
JC

terça-feira, 2 de junho de 2009

XXVIII Aniversário da A.C.D.S. Paio

Meus amigos,

à semelhança do que aconteceu no ano passado, a ACDSP vai realizar no próximo dia 14 de Junho 2009 um almoço convívio para assinalar o seu 28º aniversário.

Irá decorrer nas Ermidas, junto à sua sede, pelas 13H.

Abraços,
JC

segunda-feira, 1 de junho de 2009

A certidão de óbito do sobreiro…

Caros amigos,

Como vos tinha dito, o sobreiro que tombou nas Ermidas por razões naturais (ou seja, uma ventania “do caraças”…), foi alvo de uma inspecção por parte da autoridade competente para assim ser permitida a sua remoção do local, neste caso, por parte do comprador. Isto porque se trata de uma espécie protegida e o seu abate é proibido.

No passado dia 15 de Maio, lá chegou a bendita papelada!

Para quem curiosidade, aqui fica a documentação que chegou até junto da Junta de Freguesia que permite assim a remoção do sobreiro do local.

Abraço,
JC