quarta-feira, 27 de maio de 2009

Et Voilà!!!

Meus amigos,

Depois de já há alguns anos, a novidade de ter uma rotunda em S. Paio (que para alguns, foi um obstáculo ao qual dificilmente se habituaram pois teimavam em “dar a direita” à rotunda… ), depois de alguma movimentação da mesma (se num dia ela estava numa posição, no outro já ela se encontrava um pouco desviada… confesso que a mim meteu-me um pouco de confusão e quase me convenci de que estava com alucinações!!), depois da máquina a escavar para cá e para lá, de mete pedra, tela e afins, eis que a nossa rotunda tem uma nova cara!!!

Com alguns símbolos que fazem parte do brasão da freguesia, aqui está o resultado final!

Só espero que as pedras não desapareceram, à semelhança do que aconteceu com os holofotes que estavam no parque de merendas das Ermidas!

Um grande bem-haja e até mais logo!
JC
-
* fotos enviadas por Diana Duarte


segunda-feira, 25 de maio de 2009

Quinta-Feira de Ascensão – Dia da Espiga

Tempos houve, que neste dia as “Gandaras”, ficavam cheias de grupos de pessoas, mas actualmente poucos são os que ainda vão ao campo com o intuito de apanhar a espiga.

Segundo a tradição no Dia da Espiga era considerado o “dia mais santo do ano”.

Esta quinta-feira de Ascensão, assinala também a ascensão de Jesus ao Céu.

E nós antes do lanche-jantar fomos colher um ramo com espigas de trigo – pão, um malmequer – ouro e prata, uma papoila – o amor e vida, a oliveira – azeite e paz, a videira – a alegria, e o alecrim saúde e força, que se acredita que trarão sorte e fortuna para o ano inteiro.

Com um significado que a muitos passa despercebido esta é uma das muitas tradições portuguesas que devemos preservar.

E nós cá vamos repetindo esta iniciativa, não nas Gandaras, mas no parque de merendas das Ermidas, terminando com um lanche partilhado por todos, contagiados pelo bom humor das histórias contadas pelo Zé Duarte.
-
* Enviado por Cristina Duarte






quinta-feira, 21 de maio de 2009

Aniversário do blog.... 2 anos!


Meus amigos,

Este post começa ao contrário pois a ocasião assim o merece. Primeiro as fotos, depois o texto!
Como já vos disse, o mês de Maio é complicado para mim a nível de disponibilidade, mas com pancada daqui e dali, cá se arranja tempo.

E tempo para quê? Para vos contar mais um fim-de-semana em pleno em S. Paio… pleno talvez não seja o adjectivo mais acertado, mas foram dois dias em grande.

Este domingo (dia 17) que passou tinha um sabor especial para mim… para todos! Fez 2 anos que o blog começou a ganhar corpo, isto numa 5ª feira da Ascensão ou 5ª feira da Espiga. Como quiserem…. Para quem desconhece a história desse dia, ver aqui!

Por isso, com várias desculpas, lá se juntou mais uma vez aqueles que quiseram aparecer, nas Ermidas.

As movimentações começaram logo pela manhã. Eram 10 horas já o meu télélé tocava. Não sei porquê mas não me estava a sentir muito bem. Umas tonturas matinais… mas lá me levantei e rumei ás Ermidas. O carvão começava a arder e à espera dele estavam 2 belos presuntos de porco. Estreou-se um assador novo. Também serviu de desculpa para o almoço… Com o aproximar da hora do meio-dia, mais uns quantos foram aparecendo. As mulheres, essas não paravam na cozinha da antiga escola primária, agora sede da Associação!

O resto acho que vocês conseguem adivinhar… eram as febras que iam saindo, algumas bifanas, era um belo arroz de feijão a acompanhar e para forrar o estômago, uma bela sopa… pinga também não faltou. Acho que toda a gente estava animada, e o CD sempre a tocar, ora com a Micaela, ora com o Toy… As fotos falam por si. Esquecemo-nos do bolo e de soprar as velas, mas sinceramente é um acto que não gosto muito….

O pior da festa foi mesmo terem enfiado um microfone nas minhas mãos… quase afugentava aquela gente toda. Aí sim, tive de dizer a razão principal de se estar ali, o aniversário do blog! Emocionado, lá proferi meia dúzia de palavras, esquecendo-me de muita gente à qual agradeço do fundo do coração por me acompanharem nesta aventura que é este blog! Referi só os meus pais, por me terem “dado” uma aldeia tão bonita como S. Paio e à minha esposa, pela paciência de me ver passar muitas horas de volta do portátil… aos outros, acho que também não necessito de agradecer, pois eles acompanham-me no meu dia-a-dia. Eles sabem quem são…

O resto da tarde foi passado a jogar à sueca ou então a dormir uma sesta ao ar livre..!

A todos vocês, o meu muito obrigado por acompanharem nesta aventura. O blog é vosso, de quem o visita, de quem participa, de quem escreve, de quem o simplesmente lê, de quem o usa, identificados, anónimos, pseudónimos, etc… Um grande bem-haja! Um agradecimento à nossa Associação que se juntou com toda a boa vontade e que possibilitou a realização desta festa. Aos Presidentes (da Associação e da Junta), a minha vénia... Sobre o sucesso que tem sido este blog, acho que não são precisas palavras. Uns meses mais activos, outros nem por isso, mas cá vamos caminhando, agora já a pensar no 3º ano. Persistência e teimosia são os ingredientes chave para este trabalho!

Muitos dos que acompanharam a primeira noite do blog, foram hoje merendar às Ermidas… essa reportagem fica para mais tarde, com algumas surpresas pois… a tradição ainda é o que era! E mais não digo!

Mais uma vez, um muito obrigado!
Um grande abraço do vosso sempre amigo,
JC

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Flagrantes da vida real...



Isso é que há pessoas vaidosas.....!
Sempre a manter a postura...


Um grande abraço ao Ferreira!
JC

terça-feira, 12 de maio de 2009

Poços, noras, furos, minas, charcas, barragens e ou açudes...

LICENCIAMENTO DE CAPTAÇÕES EXISTENTES - PRAZO TERMINA A 31 DE MAIO (ACTUALIZAÇÃO A 13/05/2009)

De acordo com o Decreto-Lei nº 226A/2007, de 31 de Maio, todos os proprietários e arrendatários de utilizações dos recursos hídricos, que à data da entrada deste decreto-lei não disponham de título que permita essa utilização, têm que pedir as devidas autorizações/licenças/concessões de utilização, junto das autoridades competentes.

O pedido de autorizações/licenças/concessões é obrigatório para todos os proprietários de terrenos em que haja qualquer tipo de utilização dos recursos hídricos, existentes e que não esteja legalizada, sejam elas poços, noras, furos, minas, charcas, barragens e ou açudes, quer se destine para consumo humano, rega ou actividade industrial.

Para o caso de poços ou furos, executados antes da entrada em vigor da referida legislação, o Artº 89º do mesmo diploma prevê a sua regularização no prazo de 2 anos, isto é, até dia 31 de Maio de 2009.

A legislação citada prevê o regime sobre as utilizações dos recursos hídricos, devendo os pedidos de emissão de títulos de utilização dos recursos hídricos ser instruídos conforme o regulamentado na Portaria n.º 1450/2007, de 12 de Novembro.

A Regularização deve ser requerida mediante requerimento com o tipo e as características da captação, sua localização, características da exploração e o relatório final.

A inexistência deste, deverá ser substituída pela entrega de um relatório de peritagem técnica da captação, efectuada por um técnico com formação na área da hidrogeologia. Após apreciação será emitido o respectivo título de acordo com a legislação (Licença ou Autorização).

Se o requerimento for apresentado até 31 de Maio de 2009, os utilizadores ficam isentos da aplicação da coima.

Só através de declaração, os serviços da Administração da Região Hidrográfica do Tejo, I.P. (ARH Tejo) poderão atribuir as concessões, licenças e autorizações necessárias para cada tipo de utilização.

Caso seja detectada qualquer utilização não declarada após 31 de Maio, o seu proprietário incorre numa contra-ordenação muito grave, cuja coima mínima, para particulares, pode ir de 25 mil a 37.500 euros. No caso de pessoas colectivas, a coima pode ir de 60 mil a 2,5 milhões de euros.

Para evitar as contra-ordenações e as coimas previstas na Lei, os utilizadores deverão fazer o pedido de título com a máxima urgência. Se necessitar de apoio na instrução do referido pedido, contacte o Departamento de Ambiente do CTIC para o apoiar.

*texto retirado de http://www.ctic-pt.eu/if_info.aspx?guid=68411449-a1d6-4d54-a9be-fecdd9149016

_

SOBRE ESTE ASSUNTO, HOUVE UM PROLONGAMENTO DO PRAZO!!! (ACTUALIZAÇÃO A 13/05/2009)

Foi aprovado na passada quinta-feira, 7 de Maio, em Conselho de Ministros, o Decreto-Lei, previsto no Decreto-Lei n.º 226-A/2007, que vem prorrogar até 31 de Maio de 2010 o prazo para a regularização dos títulos de utilização de recursos hídricos estabelecido na lei, inicialmente previsto para 31 de Maio 2009. Continuar a ler em http://www.aqui-penacova.com/noticia_iden.asp?id=266

segunda-feira, 11 de maio de 2009

A Ribeira da Bogueira…

Meus amigos,

Estamos em pleno Maio, um mês sempre complicado para mim do ponto de vista laboral pois é aquele “mês-maravilha” em que os meus patrões “lá da França” mandam cá alguém para controlar o que o departamento onde trabalho fez durante o último ano... isto não vos interessa nada, mas justifica um pouco a minha ausência aqui da escrita.

Peço-vos desculpa por tal facto mas com boa vontade tudo se arranja. Hoje trago para o blog mais um daqueles lugares de S. Paio onde se fez história e já houve vida, mas que hoje, basicamente se resume a uma estrada de passagem para alguns proprietários e para os amantes de TT.

Falo-vos da Ribeira da Bogueira (para quem não sabe onde fica, ver aqui), hoje um vale cheio de água da barragem e com algumas ruínas, mas antigamente eram “chães” de cultivo. Alguns deles pertencentes à minha família, assim como a casa da qual hoje ainda sobram as paredes, servia de curral do gado dos meus avós maternos quando os mesmos ainda habitavam um pouco mais acima, no Vale-de-Açores.

Lembro-me de quando era puto, a minha avó ir para lá guardar o gado e o meu avô entretinha-se comigo a tentar apanhar umas bogas. Um pouco de fio num pau e um anzol com uma minhoca que se tinha levado do estrume do curral do gado, dentro de uma caixita de fósforos. E por ali se passavam as tardes… Mais tarde, ainda me lembro de ir para lá pescar mais alguma malta, mas aí já se investia a sério: era canas de fibra, carretos XPTO, camaroeiros, o belo do engodo, etc… basicamente, para mim, o resultado era o mesmo do que quando ia com o meu avô e o pauzito com a linha e anzol, ou seja, nenhum!

Eu sinceramente, tenho de ir escrevendo estas memórias pois daqui a uns anos sou capaz de começar a fazer faísca com o Tico e o Teco. A minha mãe tem muitas histórias aqui passadas com os irmãos. Lembro-me de ela contar que a minha avó antes de sair com o gado, “tirava” o leite. Deixava-o num cântaro de barro com uma pedra por cima na casita e depois a minha mãe ou os irmãos iam-no lá buscar. Certo dia, quando iam para pegar no cântaro, estava uma cobra enrolada à volta do mesmo. Estamos no campo, não é…? Estes bichos fazem parte…

Enfim, a Ribeira da Bogueira, para quem nunca a conheceu de outra forma, ou seja, cheia de água, talvez seja difícil de imaginar estes terrenos cultivados, mas os sinais ainda lá estão.

Ficam a saber um pouco mais sobre a Bogueira!

Volto depois de amanhã!

Beijos e abraços,
JC









terça-feira, 5 de maio de 2009

A tradição ainda é o que era...

Meus amigos,

Realmente só quando era pequeno é que o tempo parecia uma eternidade… nunca mais éramos grandes, nunca mais podíamos fazer isto ou aquilo porque éramos pequenos, nunca mais podíamos tirar a carta, nunca mais chegavam as férias grandes…. Hoje o tempo voa!! Ainda ontem festejávamos a Passagem de Ano e já agora estamos em Maio. Um mês que começa a ser anunciado com o florescer de uma variedade de giestas de flor amarela, as maias!

Manda a tradição, a qual ainda se cumpre na nossa aldeia (e muito bem!), que se apanhem maias e que se enfeite as portas na última noite de Abril para o primeiro dia de Maio. Reza a tradição que se o faça para se afastar o mal das casas e a fome. É uma forma de se pedir protecção para as casas ao longo do ano.

“Esta tradição (…) é muito antiga, sendo já referida em documentos medievais, sendo geralmente associada a ritos ancestrais de carácter universal que tinham como finalidade contrariar as forças malfazejas e estéreis do Inverno e participar do renascimento da natureza, que ocorre todos os anos pela Primavera, Acreditava-se que a lua de Maio produzia a esterilidade. É por isso que o espaço de intervenção das maias não se limita à protecção do espaço doméstico. Persiste a crença de que os pitos nascidos na lua de Maio endoidecem e morrem. Nas capoeiras e cortes de gado, os ramos de giestas protegem as crias – pintos, leitões, cabritos, bezerros. Os bois, os jugos e os carros são engalanados com flores e ramagens. Nos campos de milho ainda por sachar, podiam ver-se coroas de maias, que afastavam pragas, preservavam as culturas e propiciavam boas colheitas. No tempo em que ainda se usavam chapéus, os homens engalanavam-nos com maias. As mulheres colocavam-nas ao peito. Há diversas explicações para esta prática, que variam conforme os lugares ou os informadores.” In http://araduca.blogspot.com/2006/05/as-maias.html

Olha aqui está uma explicação que encontrei aqui na net… e por momentos dei graças a Deus por não ter nascido em Maio!!! É que assim muita coisa ficava agora explicada!!

A explicação religiosa para esta tradição é que : “Certo dia, andavam os Judeus à procura de Jesus para o matarem. À noitinha, viram que Ele se recolheu numa humilde casa. Então, para na manhã seguinte poderem prender Jesus, colocaram um ramo de giestas floridas no fecho da porta, a fim de não terem dificuldade em identificar a casa. Mas, ao amanhecer, todas as fechaduras das portas estavam enfeitadas com ramos de giestas. E, assim, os Judeus, desorientados não puderam encontrar a casa onde estava Jesus e é por isso que, ainda hoje se colocam os ramos de giestas nas portas em honra a este acontecimento.”

Sinceramente, por uma razão ou por outra, o que interessa é que estas tradições não se vão perdendo.

Aqui ficam umas fotos das maias nas portas um pouco por todo S. Paio.

Obrigadinho ao repórter de campo!

Um abraço,
JC

segunda-feira, 4 de maio de 2009

A pedido de várias famílias....

... aqui ficam umas divulgações que colocam o concelho a "mexer"!
-
Voltarei mais logo com tradições como a de colocar ramos de "maias" nas portas na noite que antecede o primeiro dia de Maio e outras!
-
Abraço,
JC