sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Rita do Rio...

Meus amigos,

Este fim-de-semana quando estive em São Paio, algumas pessoas falaram-me de uma reportagem / crónica que o meu tio Alfredo "dos móveis" tinha escrito e sido publicada no Jornal de Arganil do passado dia 12 de Fevereiro.

A crónica fala de alguém que viveu em São Paio de quem, provavelmente, só os mais antigos é que se lembram.

É uma crónica que relata a pobreza e miséria de algumas pessoas mas também, a bondade e amizade de um povo perante os mais desfavorecidos.

Acho este trabalho espectacular, que contou com alguma pesquisa, com a ajuda de alguma gente da terra… São memórias que ficaram na cabeça de uma geração que hoje rondam os 50/60 anos!

Eu não pedi autorização a ninguém, mas julgo ninguém levará a mal desta publicação. Parabéns ao tio Alfredo e ao Jornal de Arganil, a um pela sua capacidade e dedicação, ao Jornal por ter este espaço.

Ampliem e leiam a crónica, pois acho que vale a pena! Uma realidade que não é tão longínqua assim!

Um abraço,
JC
-

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Fim-de-Semana de Carnaval...

Meus caros amigos,

Muitos já se interrogam neste momento que raio se passará com o Jorge… Pois, ninguém melhor do que eu para explicar as razões do meu silêncio!

Primeiro e uma razão muito forte, foi a escassez de material para publicar… S. Paio não gera notícias todos os dias e eu, estando afastado, também dificilmente consigo criar / ter coisas novas para mostrar ou comentar. Neste ponto, tenho-me apoiado e sido apoiado por alguns de vós, aos quais agradeço do fundo da alma! Outra razão, é que ando “à rasca” com excesso de trabalho… e prova disso é que só este fim-de-semana voltei a S. Paio, onde já não “punha os presuntos” desde do final do ano passado! A estrada que está na foto, já quase me parecia uma miragem (para quem não sabe, é a estrada ao pé de minha casa!)… mas sábado ao final da tarde, lá cheguei ao Val-das-Casas.

3 dias muito sociais, entre petiscos e copos, sessões fotográficas, visitas (o ti Zé Sevilho ainda abriu uma garrafa do Dão que lhe ofereceram nos anos… e não se fosse ela estragar…), passeio e o mais importante, entre amigos! Trabalhar é que nada!!!… e os pais a amargá-las, que ainda semearam um canto de batatas!

Domingo ainda vi os carros do passeio TT da Casa do Benfica de Penacova passarem ao pé do Cruzeiro, mas não tenho fotos (que falha!!!). Nessa altura andava mais interessado em outros assuntos que mais tarde vão aparecer no blog.

À noite, foi jantar de gala, traje a rigor, no Oiteiro das Eiras! Divinal… fica também para mais tarde (aí levava máquina!)

Segunda estive fora, só estando ao final da tarde e noite por S. Paio. Ontem regressei depois de almoço, mas já não vi o Desfile de Carnaval. A Cristina já fez o favor de me enviar fotos.

No domingo, já se faziam algumas brincadeiras, como colocarem um molho de mato na estrada. Não sei se alguém o fez, mas ainda sou do tempo (he.. he…) em que se fazia um badalo com uma corda e uma pedra e se batiam às portas…. Esconder reboques de tractores, carros de bois, mudar caixotes do lixo, ou simplesmente atar as portas e portões de modo que os donos tivessem de sair pela porta da parte detrás… Enfim, Carnaval e ninguém leva a mal… Fotos, amigos… aqui ficam fotos do Desfile de Carnaval do dia de ontem!

Um grande bem-haja a todos, que se mantêm fiéis ao blog!

Um abraço e beijos (só para elas!),
JC
-












quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

A Ribeira de São Paio….

Boa noite, meus amigos…
.
Antes de continuar, peço desculpa pois o blog anda meio parado… É a crise! Agora serve de desculpa para tudo… Ai e tal, é a crise... coiso, é a crise… chove muito, é a crise… Enfim, isto é que vai uma crise, hein?

Mas não foi para vos falar de crise que estou aqui, pois tristezas não pagam dívidas. Um comentário no post anterior fez-me avivar memórias de uma adolescência passada e vivida em parte em São Paio.
.
O sempre atento disse “(…) Então e quem se lembra daquele cágado que havia na ribeira e que em tempos de grandes cheias fazia a travessia das juntas de bois carregados de sacos de azeitonas do Covelo para o lagar?”… Ora, o Lagar. Se calhar muitos nem sabem que ali existia um lagar e pensam que se diz este nome por outra razão qualquer, mas eu ainda me lembro do lagar estar de pé, ainda hoje sei onde estão e quem tem as mós (ou galgas, pedras em granito que serviam para triturar o fruto), ainda me lembro dos verões, já no tempo da barragem, quando a água começava a baixar ir para o chão da ribeira, que nessa altura se cobria de um belo pasto verde, guardar o rebanho de gado mais a minha avó Mabília, ainda me lembro nesses mesmos terrenos uma vez andar com o meu primo Zé e o Zé Coelho a jogar à bola, lembro-me de passar muitas tardes dedicado à pesca naquela altura em que toda a malta nova gastava as suas economias em canas, carretos, anzóis e bóias (ainda noutro dia no Luís, ele mesmo relatava que se vendia muito material de pesca nesses anos áureos…), lembro-me dos cágados, barbos, pimpões, perca, enguia, bogas e afins, muitas histórias ouvidas sobre a ribeira pela boca da minha família, do meu avô, do meu tio Fortunato…. Vá lá, ainda tenho uma memória de elefante!

Mas isto tudo para recordar a ribeira, essa mesma ribeira que em tempos pertenceu grande parte à minha família, hoje que a água invade, e que em tempos de seca, deixa descoberta….

Deixo-vos com algumas fotografias da Ribeira, onde se vêm como eram os campos de cultivo e o que hoje sobra do antigo lagar…

Beijos e abraços,
JC

domingo, 1 de fevereiro de 2009

A ribeira corre bem ou vai secar?...

É caso para se perguntar… mas a resposta é certa! Acho que nos tempos mais próximos, de seca é que ninguém se vai queixar…

São 00:25 da madrugada de domingo e, pelo menos aqui em Lisboa está uma mini-tempestade. Chove a potes, rajadas de vento que metem medo….

Por S. Paio, as notícias que vou tendo (sim, o mês de Janeiro não fui lá!) é que também tem chovido bem. Pelo que vejo nas notícias, as barragens das Fronhas e Aguieira estão a descarregar, o que causou alguns problemas em Coimbra...

As terras estão a absorver bem a água e começa a haver um pouco de fartura por todo o lado.

Deixo-vos com algumas fotos da Ponte da Ribeira de S. Paio, onde as águas que correm das bandas do Covelo e Carapinha já fazem uma boa corrente, Ferrugem e da Ribeira da Bogueira. Claro está que, que o nosso repórter de campo entrou em acção e o Alex fez-me chegar as fotos!

Eu vou dormir que já vão sendo horas… o vento lá fora está bravo! Haja lenha para queimar e nos aquecer ao borralho!!!

Um abraço,
JC