quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

ANO NOVO...

Caríssimos amigos,

Mais um ano a chegar ao fim, mais uma página que viramos na nossa vida, mais um dia em que se cometem alguns excessos, quanto mais não seja para celebrar o novo ano.

Falando do que a mim me diz respeito e daquilo que faço para todos nós/vós, o blog cá resistiu a um 2º ano, com altos e baixos, com discussão ou mais serenidade, com mais ou menos pontapé.

Não foi um ano particularmente fácil pois uma mudança profissional fez-me afastar um pouco de S. Paio, mas com boa vontade tudo se arranja e se faz! E com a ajuda de todos… E já contamos com quase 20000 visitas (ah pois... mas p'ra aí umas 10000 são minhas e as outras devem ser do presidente!! Eu passo o dia a entrar e sair do site, já criei aqui uma legião no trabalho de "Amigos de S. Paio" só para passarem o dia a entrar e sair do blog, de computadores diferentes para aumentar o número de visistas!!) o que é muito bom! Caso para dizer, polémicas à parte, quem não gosta do blog de S. Paio é muito estúp... aaaa... hum... diferente!!! Estou a brincar! Não arranjem já aí uma cabala contra mim!

Para final de ano, convido-vos a visitar um site, o WIKIMAPIA, faz parte do Google Earth, mas mais fácil de aceder uma vez que o acesso é directo sem ter de andar a descarregar ficheiros para o computador.

Algumas zonas de S. Paio já estão assinaladas, era interessante que todos dessem a sua colaboração e assinalassem alguns “lugares”, “sítios” ou “casais” que talvez nem todos saibam onde ficam. Não sei quem marcou o lugar de S. Paio, mas “encolheu” um pouco a aldeia…

Sinceramente, há lugares que são visíveis neste programa que não sabia e nem sei o que é! Por exemplo, para baixo da casa do Alceu (filho), existem umas casas que não faço a mínima ideia do que é!

Novidades, para o blog, há umas fotos de um passeio TT para publicar, há fotos do cepo de Natal, um filmezito… há algumas coisas!

De resto, desejo-vos tudo de bom para o novo ano, e que a mim também não me falte!

Celebrem a viragem de mais um ano no nosso calendário, festejem, mas ao menos deixem as espinhas… os gatos também precisam de se alimentar, não é, Alberto?

Foi só mais um flagrante da vida real proporcionado por este nosso achadiço!

Um grande bem-haja para todos, abraços e beijos!
JC
-
FELIZ ANO NOVO!
-

domingo, 28 de dezembro de 2008

ILUMINAÇÕES DE NATAL...

Meus caros amigos,

Acabei de chegar de um fim-de-semana em São Paio. Fui na sexta à noite e o termómetro do carro marcava 1ºC ás 22:30…. Uiiiiii… Fresquinho!!! Nestas ocasiões nada como ter os pais já lá de véspera para ter a casa quente!

Há uns anos para cá, já é hábito ver algumas casas com iluminações de Natal. Não falo do tradicional pinheiro com luzes… Estou mesmo a dizer a casa com iluminações. Já no ano passado colocámos aqui no blog algumas fotos.

Este ano, além das casas, também a nossa Igreja Matriz tinha uma iluminação fenomenal! Eu pelo menos gostei!

Para quem não teve oportunidade de ver, aqui ficam algumas das casas iluminadas. Há muito mais para ver mas não consegui tirar a todas. Até há estrelas um pouco por toda a aldeia, começando no Cascalhal, passando no Carril e acabando no Val-das-Casas (Zé, acende a luz!!).

Só um reparo: a foto do desenho de uma árvore enorme em frente à casa pertence ao Álvaro Duarte. Na sexta à noite quando parei em frente à casa dele para tirar uma foto, os cães deram logo sinal…. Começaram logo a acenderem-se luzes na casa! Eu estava dentro do carro na estrada, mas estava a ver que levava um “espirro” de chumbo!!! Bons cães, Álvaro!

Um abraço,
JC
-

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

É NATAL...

Caros amigos que nos visitam, acho que devo voltar a este BLOG, com uma pequena postagem de Natal, até porque também estou de acordo com o Zé Duarte, num comentário que fez.

Não há dúvida que nestes tempos que atravessamos, as dificuldades em reconhecer algo de não palpável é cada vez mais difícil mas, ainda existem os que acreditam sem ver e por isso dizemos que têm Fé.

A Fé, tem atravessado os séculos e imensas gerações de pessoas, ao ponto de ter criado mitos e mártires aos milhares, em cada momento da vida terrena.

Hoje, pela vivência que temos do mundo, torna-se cada vez mais difícil acreditar em Deus e em tudo o que se relaciona com Ele mas, quando estamos aflitos e já sem saída, é a ele que recorremos para nos ajudar.

Quanto mais não seja, este tempo devia servir, para darmos graças e conversar com Ele num canto qualquer da nossa casa, esquecendo por momentos, o consumismo desenfreado criado a partir dum Pai Natal que vem da Lapónia e que por incrível que pareça continua a não ir a todas as casas.

Este tempo, devia ser tempo de arrumar ideias, de reunir a família, de perdoar e ser perdoado, de partilhar o que for possível e nem sempre o que nos sobra, porque isso é fácil.

Acreditem que, apesar de este tempo existir precisamente para isso, seja ou não esta a data verdadeira para o nascimento de Jesus, o facto é que ele nasceu e colocou aos seus pés, Reis do Mundo, apesar de rodeado da maior simplicidade, humildade e pobreza.

Aqui fica a minha contribuição de Natal, esperando com esta imagem ver o Zé Duarte mais contente e muitos mais que continuam a ler-nos.
FELIZ NATAL A TODOS
.
Publicado por Catela

imagem retirada daqui!

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

CABAZ DE NATAL - ACDS. PAIO / SORTEIO

JÁ TEMOS VENCEDORES!

A ACDSP realizou esta tarde no 'Café Cruzeiro' o sorteio dos cabazes de Natal.

Os numeros premiados foram os seguintes:

1º prémio - Cabaz Grande - nº 119 - Sr. José Manaia

2º prémio - Cabaz Médio - nº 146 - Sr. Manuel M.C.

3º prémio - Garrafa Whisky - nº 44 - Sr. Carlos Duarte

A ACDSP agradece o empenho de todos em geral e a colaboração dos estabelecimentos comerciais que ajudaram na venda dos números.

Votos de Boas Festas pata todos!
-

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Relatório de Contas - Comissão de Festas 2008

Caros amigos,

Recebemos por parte da Comissão de Festas 2008, o relatório de contas.

Por São Paio já está afixado há pelo menos 15 dias, mas só agora foi possível publicá-lo aqui para quem está mais afastado também ter a possibilidade de ter acesso ao mesmo.

Mais uma vez, obrigado pelos momentos que nos proporcionaram!.

Abraço,
JC
.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Recordar é viver...

Caros amigos,
Este post já era para ter sido inserido ontem, mas cheguei a casa tarde e não deu.

Quem me tem acompanhado nos últimos tempos, quem tem conversado comigo, quem tem confraternizado, ou até mesmo só bebido uns copos se calhar já notou que ando numa fase nostálgica. Como a própria palavra o indica, “nostalgia é um sentimento que surge a partir da sensação de não poder mais reviver certos momentos da vida. (…) O interessante sobre a nostalgia, é que ela aumenta ao entrar em contacto com sua causa (in http://pt.wikipedia.org/). Ou seja, é o que me acontece muita vez quando me desloco a São Paio. O resultado é que tento viver intensamente os momentos que lá estou.

Na última vez que lá estive, estava eu no Café Cruzeiro, e em consequência da conversa que se estava a ter (eu, o Tóino e o Vítor das Ermidas), relembrou-se tempos e o saudoso Jaime “da cadeira-de-rodas”.

Para muito que lêem este blog, se calhar não vos diz nada, até mal se lembram do Jaime, mas os que são da minha geração (mais ano, menos ano) e claro está, os mais antigos, recordam-se bem do Jaime.

Ontem, dia 13 de Dezembro, passaram 14 anos desde que ele nos deixou. É verdade, já foi no longínquo ano de 1994. Eu próprio não tinha a noção que já tinha passado tanto tempo, mas verifiquei na sua lápide no cemitério.

O Jaime passou metade da sua vida agarrado a uma cadeira de rodas, devido a uma paralisia dos membros inferiores, resultado de um acidente de mota e, tal como ele me chegou a contar, quando foi projectado, bateu num pinheiro e diz que nunca mais sentiu as pernas. Ocorreu pouco depois de regressar da Guerra de Ultramar. Coisas da vida…

Onde é que o Jaime se cruza com a minha adolescência? Eu, como alguns sabem, passava todo o tempo disponível (leia-se, férias de escola e alguns fins-de-semana) em São Paio. Muita vez ficava por ali no café à tarde e era onde o Jaime “matava” o seu tempo. Estava sempre disposto para uma cartada, para uma cerveja, para um petisco ou simplesmente para conversar. O Jaime tinha e tem amigos (os amigos nunca se esquecem!) que não era devido à sua condição física que o abandonavam. Lá agarravam no Jaime e o levavam para uma patuscada, para uma volta, uma festa e ele ia todo satisfeito.

Pessoas de São Paio, que fizeram parte da vida desta aldeia, do quotidiano de uma geração, que hoje recordamos. Agradeço a quem me cedeu / digitalizou / enviou estas 2 fotos do Jaime. Uma é a do seu bilhete de identidade, a outra numa deslocação a Fátima com a sua irmã /cunhado e sobrinhos.

Um abraço,
JC
.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Live in Brussels

Caros amigos,

Os mais atentos e curiosos, puderam ao longo das últimas semanas, acompanhar a odisseia do Alexandre na sua viagem por alguns países, em digressão.

Como, no regresso dos anónimos, escreveram "mais do mesmo" e não querendo desiludir ninguém (e também porque sou um pouco teimoso, do género quanto mais me "batem", pior eu faço…!!! Podem dar graças a Deus por em 1989 não existir blog, ou então imaginem o que seria uma saga de Campeões de Riade versus Paulo Madeira!! Cheios de sorte, hein..? Era todos os dias a falar do mesmo!), aqui ficam 2 fotos que gentilmente foram enviadas pelo nosso António Costa.

O António e a Encarnação tiveram o prazer de assistir ao último concerto do grupo que o Alexandre integra. Podem ver o comentário que o António já inseriu no post, onde o próprio Alex tem escrito o argumento de quase uma novela que tem sido a vida dele nestes últimos tempos. Foi uma nova vertente abordada neste blog, o relato quase diário de uma aventura.

De resto, mais uma vez, os parabéns ao Alex que honrou o País e claro está, São Paio. Boa viagem de regresso, com os teus instrumentos todos, vai-me cortar esse cabelo que já tens idade para fazer um corte "à homenzinho"!!! (não ligues que isto é só inveja!!).

Para todos, um fim-de-semana auspicioso!
JC
.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Troca de Matrículas - Evite o Final do Ano

Caros amigos,

Embora em recessão, ainda é um meio de transporte muito utilizado pelas nossas bandas e como tal, os seus proprietários têm de respeitar a lei. Este pedido de divulgação, vindo da DUARTE & IRMÃO é importante porque o prazo está a acabar e muitas pessoas por simples desconhecimento ainda não legalizaram os ciclomotores, e a partir de 01 de Janeiro dificilmente o poderão fazer.

Eu próprio ando ás voltas com a Câmara de Lisboa para me emitirem um certificado de matrícula da Casal Boss, pois não faço a menor ideia de onde coloquei o livrete!

Um abraço,
JC
_______________________________________________________________


Para evitar tempos de espera prolongados, os proprietários de veículos matriculados nos municípios devem proceder, o mais brevemente possível, à troca dos respectivos documentos de identificação, nos serviços do IMTT.

A troca de matrículas dos veículos de duas, três e quatro rodas, registados nos municípios entre 1 de Janeiro de 2000 e 31 de Dezembro de 2005, é até final de 2008.

Contudo, o IMTT informa que, no final de cada ano, há picos de congestionamento nos serviços regionais e distritais, em prejuízo dos utilizadores que ali se dirigem e da qualidade do atendimento.

Com o fim dos períodos transitórios para a troca destas matrículas (2006, 2007 e 2008), todos os documentos de identificação que não tenham sido substituídos perdem a validade, ficando a atribuição de nova matrícula sujeita ao pagamento da respectiva taxa, a partir de 1 de Janeiro de 2009.

Acresce, que a partir desta data, os veículos que circularem com matrículas camarárias, estão sujeitos à aplicação de multa pelas entidades fiscalizadoras.

Documentos
Para solicitar a substituição do documento de identificação de veículos de duas, três ou quatro rodas, deverão ser apresentados os seguintes documentos:

Formulário Modelo 9 IMTT – Certificado de Matrícula
Original do livrete do veículo ou documento equivalente emitido pela Câmara Municipal respectiva
Fotocópia do Bilhete de Identidade


Para uma maior comodidade dos proprietários, nós prestamos estes serviços junto do IMTT.

Não deixe para a última hora, faça já o seu pedido!

Decreto-Lei n.º 128/2006, de 5 de Julho
-

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Para quando...

… o fim destes cenários?

Caros amigos, no fim-de-semana passado estive em São Paio como alguns de vocês tiveram a oportunidade de constatar!

Cheguei um pouco tarde, já no sábado mas ainda bem!! É que a coisa estava complicada para tomar banho… Quando entrei em São Paio, pensava que era a crise do petróleo a fazer mover as máquinas ou então a folia da apanha do míscaro… mas não, era mesmo rebentamentos da conduta de água que aconteceram nas Ermidas. A idade não perdoa também aos materiais.

No Domingo, fui alertado para uma situação que já uma vez tinha relatado aqui no blog, mas que agora está a tomar proporções maiores! Fui ao local e tirei umas fotos de um cenário que se por um lado é uma mistura bonita de verdes, amarelos e castanhos da natureza, por outro é a vergonha e a falta de respeito pelo meio ambiente e pelo próximo.

Ninguém é Santo, nem todos estão alertados para a reciclagem, para a separação de resíduos domésticos/industriais, mas utilizarem a mata para entulhos e carcaças velhas de electrodomésticos e afins, acho que é demais.

Claro está que, as coisas mais óbvias não farão parte desta realidade, ou seja, quem por lá passar e ver o tipo de resíduos lá deixados vão logo associar com Fulano, Beltrano e Sicrano, mas sinceramente não creio que alguém fosse fazer despejos destes ao pé de “casa”.

Há que estar atentos a estas situações, accionar os mecanismos necessários para a resolução do problema e tentar evitar que situações destas voltem a acontecer.

Um grande bem-haja para todos!
JC

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

CABAZ DE NATAL - ACDS. PAIO

Nesta época natalícia que se aproxima, a Associação Cultural e Desportiva de S. Paio, vai promover um sorteio de Natal.
-
Este cabaz foi composto com as ofertas dos doze elementos desta Associação.
-
Haverá três prémios:

1º Prémio – Cabaz de Natal (Grande)
2º Prémio – Cabaz de Natal (Pequeno)
3º Prémio – Garrafa de WHISKY 1,5L

Os cabazes encontram-se expostos no “Café Cruzeiro” e o seu sorteio será realizado pelas 16 Horas, do dia 21 de Dezembro de 2008.

Poderá adquirir os números, por 1 Rena, em três estabelecimentos da freguesia:
- Talho/Minimercado Duarte
- Café Cruzeiro
- Minimercado Gina

A Associação C.D.S.Paio deseja a todos os seus associados e amigos um Feliz Natal e um Próspero Ano de 2009.

Agradecemos a vossa colaboração.

Boa Sorte. Bem-Hajam.

A Associação Cultural e Desportiva de S. Paio

P.S. Agradecemos aos premiados a devolução dos cestos.
.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Morreu o Ti' Zé Castanheira...

Pois é meus amigos,

Este fim de ano tem sido penoso para a povoação de São Paio em termos de falecimentos, mas é o mais certo que temos na vida.

Faleceu José Marques Castanheira, mais conhecido por Zé Castanheira. A saúde dele já oscilava entre altos e baixos há muito tempo e cedeu de vez. Ontem, tal como o seu neto Alexandre nos transmitiu aqui no blog, o Ti’ Zé partiu. Deixa viúva Maria da Encarnação Fonseca

O Ti’ Zé celebrava no próximo dia 11 de Dezembro o seu 86º aniversário. Sobre a vida dele pouco ou nada sei, tirando algumas histórias de África que ele contava há uns anos quando ainda se deslocava até ao Café.

Deixa uma obra humana que já vai vasta e numerosa, com filhas, netos e bisnetos.

O blog de S. Paio de Mondego, entendeu deixar aqui esta homenagem, e no fundo, apresentar as nossas condolências às filhas Cidália, Mª Arminda, Otília e restante família.

JC