quinta-feira, 30 de outubro de 2008

FOTO-REPORTAGEM - 7º PASSEIO CICLOTURISMO 2008

– ROTA DA BARRAGEM –

No passado domingo, dia 19, foram 51 ciclistas que participaram no 7º Passeio, que foi organizado com objectivo de dar continuidade a esta iniciativa e promover hábitos de vida saudável, mas também proporcionando aos sócios uma parte cultural, que foi a visita guiada ao interior da Barragem da Aguieira, o que agradou aos participantes.

A concentração foi ás 9H, no largo da Junta de Freguesia e após a inscrição entregou-se lembranças desta A.C.D.S.Paio, com o apoio e o patrocínio da Junta de Freguesia e Vítor Bandeira –Pintor-. Pedalou-se a um ritmo tranquilo convidando a desfrutar de subidas e descidas de caminhos de terras vizinhas, mas houve também oportunidade para elevar os níveis de adrenalina ao máximo, na descida da Aguieira até à entrada da Barragem o que deu para apreciar algumas paisagens nas margens da barragem num percurso por vezes difícil exigindo um maior esforço físico, fazendo-se paragens para refrescar e reabastecer.

O passeio terminou nas Ermidas, onde foi servido um almoço-convívio ao ar livre para os ciclistas e todos os sampaienses que se juntaram a esta iniciativa. Estiveram também presentes o vereador desporto da CMP, funcionários e vigilantes da EDP, que ajudaram de alguma forma a realização da visita cultural, num total de 110 pessoas, prolongando-se pela tarde num convívio animado.

Os elementos da A.C.D.S.Paio agradecem mais uma vez o apoio da CMP, da Junta de Freguesia, das cozinheiras e principalmente a todos participantes, famílias e amigos que se juntaram a nós neste evento.

A Associação Cultural e Desportiva de S. Paio.




terça-feira, 28 de outubro de 2008

Formas de arte....

Meus caros amigos,

Depois de ter dado uns dias para que o Mário pudesse saborear o peso da fama, hoje trago para o blog um tema que já vem um pouco tardio mas cá vai ele…

A época das vindimas passou e depois desta, é tempo de se fazer a aguardente. Já são poucos aqueles que possuem um alambique em casa e mesmo assim, muitos preferem ir ao lagar fazer a destilação. É muito mais rápido…

Fazê-la em casa, é preciso carregar o alambique, montá-lo, e depois ter uma paciência e tempo para se ficar ali algumas horas a controlar o lume, para que a condensação não se dê nem muito depressa, nem muito devagar… Cada “alambicada” leva umas 5 horinhas! Isto, estou a fazer contas com um alambique do tamanho daquele que tenho em casa.

O meu avô, o Ti’ Francisco (esta é uma das últimas fotos que tenho dele), sempre se encarregou desta tarefa enquanto teve saúde. Mas as horas que se passava junto do alambique eram “tempos mortos”… O meu avô nunca foi de ficar quieto (quando acordado, claro…) e assim arranjava sempre algo para se entreter. Sempre foi muito amigo dos animais domésticos, que toda a vida o ajudaram, quer fosse no trabalho do dia-a-dia, quer como alimento da casa…

A perdição do meu avô eram os bois… E em forma de homenagem ou de simples entretenimento, as horas que o meu avô passava junto do alambique, com ajuda de uma faca, pegava num pouco de cortiça, paus e corda e fazia uma “junta de bois”.

Aqui ficam alguns exemplares que ainda hoje existem lá em casa.

Um grande bem-haja para todos vocês!
JC

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Flagrantes da vida real....

Meus caros amigos,

Após alguns meses de introspecção e reflexão sobre as produções de cinema amador que este blog publica, filmes originais em que por vezes, pessoas sem saber do quê nem para onde, saltam para a ribalta das luzes e fama (antigamente era para as luzes da ribalta, aqui é mesmo para a ribalta das luzes!), aqui fica mais uma super produção!!!!

Mais uma vez, temos aqui uma autêntica revelação de uma pessoa pacata, calma, discreta que em noites de festa… uiii! Efeito Red Bull! Dá-te asas….

Pena tenho eu de não haver mais registos destes de quando era adolescente, de algumas noites que passei.. digamos, animadas! Acho que há uma filmagem perdida em casa do Ramos do casamento do Artur e da Patrícia em que eu estava lindo!

A intenção do blog foi fazer simplesmente uma brincadeira saudável com este nosso achadiço! Obrigado a quem ajudou a que este filme fosse possível…

VEJAM O FILME AQUI!

Um grande bem-haja para vocês!
JC

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

FOTOS DAS ERMIDAS - AS TARDES, SARDINHADA E O FADO...

Caros amigos,

como vos dizia ontem, material não me falta e prova disso mesmo é que ainda tenho fotos das Ermidas para vos mostrar!

Aqui ficam os registos fotográficos do que foram as tardes (olhem o estilo do Raimundo!!), a sardinhada de 3ª feira e a noite de fados...

Ficam ainda na carteira as fotos das actividades desportivas!

Um abraço,
JC

* fotos da Diana, Zé Alberto, Kordeiro e acho de mais ninguém!

domingo, 19 de outubro de 2008

Amesterdão...

Caros amigos,

Como já devem ter reparado, as coisas aqui pelo blog andam um pouco mais paradas. Não que não tenha material para colocar mas devido a uma falta de tempo por minha parte.

Os fins-de-semana também têm sido um pouco agitados, ainda agora venho a chegar de mais um. Foi o casamento da minha prima, depois foi uma saltada de 4 dias até ao norte da Europa.

Pois é, fui até Amesterdão. Uma cidade curiosa, num país curioso, no mínimo. Uma arquitectura muito bonita, que se estende ao longo de canais de água, misturada com um ambiente de coffeeshop’s onde se pode comprar e consumir algumas drogas leves, algumas zonas onde a atracção turística são as mulheres que oferecem os seus serviços expostas nas montras como se de qualquer artigo se tratasse. Muitos museus, muitos diamantes, e acima de tudo muita bicicleta!!! Uma cidade onde as bicicletas têm prioridade sobre tudo e todos… Por algumas vezes não levei com uma em cima por pura sorte... Pensei que ao menos respeitassem passadeiras para peões, mas enganei-me!!! Trim-trim e lá vai bicicleta!!! De resto, lá dei por mim de museu em museu, de igreja em igreja e experiências alucinantes e únicas em fábricas de lapidação de diamantes! Ah.. andar a passear de barco pelos canais também é giro e poder observar algumas das 2500 casas-barco que existem nos canais de Amesterdão.

Enfim, muitos de vocês provavelmente já lá estiveram, agora foi a minha vez… 4 dias deu para registar 532 fotos!

Um abraço,
JC