quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Homenagem ao Carlos "do Craveiro"

No passado dia 23 do presente mês, teve lugar no cemitério das Ermidas, uma homenagem a Carlos Alberto Rodrigues, levada a cabo por colegas de serviço militar, que muitas histórias tinham para contar do tempo que com ele passaram.

Foi uma homenagem sentida e digna daquele que foi um grande ser humano e, de alma e coração, um verdadeiro Sampaiense. Nascido em Lisboa acabou por se tornar aquilo a que chamamos um achadiço e com o passar do tempo ele nutria pela nossa terra tanto ou mais amor que qualquer daqueles que nela nasceu e sempre viveu! Já doente dizia com convicção que nela queria ser sepultado para que todos os anos pudesse ouvir a, tão querida para ele, Festa das Ermidas.

As saudades que dele temos são imensas e dolorosas e o tempo que pudemos partilhar a sua existência foi precioso e indescritível deixando-nos a desejar a cada momento que ainda estivesse entre nós, a presentear-nos com a sua alegria e gosto imenso pela vida…

Na sua última passagem de ano em vida deixou-nos este postal e nele o sua vontade de estar entre nós e o seu apreço pelo povo de S. Paio de Mondego.

Descansa em paz!
-
* texto e fotos enviados por Sandrina Bandeira

Aproveitem para darem uma olhada no texto escrito pelo nosso amigo Sonhador! (Clicar!)









sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

ENTRE 0 CÉU E A TERRA O BARRO, A ÁGUA E A FLORESTA

No Sábado dia 9, pelas 11 horas chegaram as primeiras andorinhas do ano a S.PAIO, motivo para todos ficarem muito felizes!!!!!!!!!!!

Aves muito próximas do homem , valorizam a paisagem e as próprias Povoações. Têm um belo canto e um belo vôo, que vale a pena contemplar .

A sua dieta alimentar é de extrema importância para o Homem pois dizima inúmeros insectos, moscas, mosquitos, melgas e outros que nos incomodam, e que são perigosos sendo transmissores de doenças e epidemias, e dão cabo dos nossos pomares e culturas.

Dizem que cada andorinha consome, em média, 1.500 insectos por dia, e que pode viver 16 anos.

* texto e foto enviados por José Oliveira Duarte

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

São Valentim - Dia dos Namorados

São Valentim ou Saint Valentinus é um santo católico que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde celebram o Dia de São Valentim. O nome se refere a pelo menos três santos martirizados na Roma Antiga.

Durante o governo do imperador Claudius II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. Claudius acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador.

Seu nome era Valentine e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Asterius, filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentine.

Os dois acabaram-se apaixonando e milagrosamente recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentine”, expressão ainda hoje utilizada. Valentine foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.
-
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
__________________________________________

Meus amigos,

Hoje, a 14 de Fevereiro celebra-se a união amorosa entre casais, mas também a amizade e consideração por colegas, pais, amigos, professores, com a troca de presentes simbólicos, mensagens e cartões românticos, chocolates em forma de coração ou com a figura do cupido.

Para além da compra de uma lembrança simbólica, não deixe de, pelo menos, oferecer uma flor à pessoa que ama, mesmo que já tenha 100 anos e viva com ela há 80… Cai sempre bem.

Se faz favor, sejam felizes!! Beijos e abraços,
JC, com ajuda (obrigado!).

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

XI Fim-de-Semana da Lampreia

A Câmara Municipal organiza todos os anos um fim de semana de promoção cultural e turístico virado essencialmente para a gastronomia, promovendo a lampreia.

Uma vez que Penacova é considerada a “Capital da Lampreia”, esta iniciativa tem como objectivo divulgar ainda mais este prato, tornando-o financeiramente mais acessível. Este evento conta com o apoio de restaurantes do concelho, que neste período vão fazer um preço especial a quem desejar comer o tão famoso prato gastronómico. A cargo da autarquia ficará a sobremesa, constituída pelos doces conventuais, as deliciosas nevadas e pasteis de Lorvão.

Os meses de Fevereiro, Março e princípios de Abril fazem parte das memórias das gentes de Penacova. Durante os (quase) três meses, a lampreia chamava muitos visitantes ao concelho. Uns iam saborear o prato às mesas dos pequenos restaurantes à beira da estrada. Outros iam para comprar. E não eram poucos os que desciam até à beira do Mondego para escolher as lampreias que se mantinham vivas em caixas de madeira.


Capital da Lampreia desde 1998

Para promover a lampreia, Penacova denominou-se em 1998 "Capital da Lampreia", com a criação do fim-de-semana da Lampreia. Começou com 6 restaurantes colaboradores, neste momento conta com 9 e com cerca de 5000 visitantes. A autarquia pretende com este evento: promover a cultura e o turismo deste concelho através das suas especialidades gastronómicas; manter viva uma das especialidades gastronómicas mais conhecidas deste concelho e da região e que traz a Penacova muita gente, aliando um passeio inolvidável a sabores requintados dos pratos baseados neste saboroso ciclóstomo; alertar para o perigo de extinção desta espécie típica do rio Mondego; divulgar o artesanato do concelho e a doçaria conventual.
-

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Fui aos javalis…

Pois é , meus amigos…

Isto quem não tem cão, caça com gato. Eu nem uma coisa nem outra. Nem sequer arma de caça tenho, a não ser uma fisga que me foi oferecida pelo meu avô Francisco e construída recorrendo a moderníssimos materiais como um ramito de oliveira em forma de “Y”, um pouco de uma câmara-de-ar velha e um pouco de cabedal vindo não-sei-de-onde.
*
Fiquei com uma certa curiosidade sobre as montarias aos javalis e como tal, seguindo um pouco da minha filosofia de vida de que, excepto em algumas matérias, não quero morrer burro, fiz-me ao caminho e fui em busca de tão cobiçados animais… Parece que não me saí mal!

Aqui ficam algumas fotos tiradas com uma máquina digital vulgaríssima, sem zoom de 500x, onde podem ver que afinal é possível viver em harmonia com o reino animal.

Despeço-me! Sejam felizes, se faz favor!!!
JC

















2º PASSEIO TURÍSTICO TT

Meus caros amigos,

No seguimento do sucesso que teve a organização na 1ª edição, mais uma vez se unem esforços e vontades para dar origem ao 2º PASSEIO TURÍSTICO TT, já no próximo dia 24 de Fevereiro.

Uma organização da "Casa do Benfica de Penacova", com o apoio das Juntas de Freguesias de Friúmes, São Paio de Mondego, São Pedro d’Alva, Travanca do Mondego e do Município de Penacova.

Uma prova turística destinada a jipes, quads e motas… Promover o convívio e não a competição (o material é caro...!). Para quem tenha um veículo motorizado com mais do que 15 centímetros de altura ao solo, não há desculpa!!! O “atascanso” também faz parte destas provas! Eh… Eh…
-
Beijos e abraços, especialmente a quem me faz chegar toda esta informação.
JC

Foto-Reportagem do Baile/Karaoke de Carnaval

No dia 5 de Fevereiro de 2008, a Comissão de Festas preparou um baile/karaoke de Carnaval recheado de cor, alegria e muita animação que durou das 15 às 23h. Embuidos do espírito carnavalesco, alguns elementos da Comissão disfarçaram-se de Irmãos Metralha e Pipi das Meias Altas, constituindo sem dúvida, uma das grandes atracções da festa.

Numa época em que cada vez mais se vêem ritmos brasileiros e samba, por cá o Carnaval ainda se mantêm popular e fiel aos "Entrudos" e brincadeiras caseiras tradicionais.

Aproveitando os inúmeros mascarados e com intuito de alegrar a festa, procedeu-se a um concurso, elegendo os melhores, o que não foi tarefa fácil dado à criatividade e diversidade apresentado.

No final da festa, contamos com a animação de um grupo de cantares que proporcionou aos presentes a possibilidade de dançarem o tradicional vira, batido que ao longo dos anos animava as festas populares.
-
* texto e fotos enviados por Diana Duarte
-

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

MOURA MORTA com Montaria aos Javalis

Meus amigos,

Aqui fica uma noticia retirada do blog dos nossos vizinhos que poderá interessar a alguns conterrâneos!
-
Um abraço,
JC
__________________________

MOURA MORTA e as Montarias

Montarias do Centro continuam este fim-de-semana. O programa das Montarias do Centro 2008, iniciativa promovida pela Região de Turismo do Centro, prossegue este fim-de-semana, nos concelhos de Góis e Vila Nova de Poiares«Pelo menos comer eles têm comido, se lá estarão no dia (da montaria) é que veremos». Ainda há uns dias vieram à Vinha fossar as couves do Ti André.

É já neste domingo que se realiza a Montaria chamada de Poiares, organizada pela Câmara e pela Associação de Caçadores de Vila Nova de Poiares, tendo sido “desenhada” uma mancha na freguesia de Lavegadas em terras da Moura Morta no alinhamento da Ribeira de Sabouga e os Barrocos da Vinha e do Alegrassol, com 30 portas.

Com concentração marcada para as 8h00, junto ao terminal de camionagem, a partida para a mancha é às 10h30, já depois do “taco” e do sorteio das portas. A montaria decorre das 11h00 às 15h00, realizando-se depois uma almoço oferecido pela autarquia, durante o qual serão distribuídos os troféus e leiloados os animais abatidos.

As inscrições podem ser feitas na própria Câmara Municipal, através do telefone 239 420 850, ou fax 239 421 800.

Para mais informaçoes pergunte na Junta ou no Ti André no Centro de Convívio.

FONTE: http://mouramorta.blogspot.com/

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

ALTERAÇÃO - BAILE / KARAOKE


Em virtude da realização de um funeral de uma conterrânea no dia 4 de Fevereiro, a comissão de festas vem deste modo proceder à alteração do baile/karaoke agendado para a referida data, passando a realizar-se no dia seguinte, 5 de Fevereiro, como Matiné de Carnaval.
-
* Comissão de Festas 2007/2008