quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

E assim vai o País...

Recordar é viver....

Sendo assim, muito boa noite... A minha primeira aparição em 2008, pelo menos, falando na 1ª pessoa. Hoje encontrei um post muito giro no blog dos nossos amigos de Penacova. Falava e mostrava fotos da construção da barragem.

Eu mal me lembro, mas tenho recordações de atravessar o rio para a outra banda na zona do Barreiro ainda antes da barragem. Era muito novo e o meu tio Mário tirava madeira do lado da Sra da Ribeira. Os seus ajudantes eram na altura dois jovens, muito jovens mais conhecidos por Paulo Casimiro e Luis Mendes.

Bem, deixo-vos então com esta relíquia:

"A construção da Barragem da Aguieira, revolucionou, na altura da sua construção, o concelho de Penacova. Abrimos o baú de recordações e nele encontrámos um folheto da EDP datado de 1978.

Hoje, e para quem nao assistiu à fase de construção, é difícil imaginar o que esta obra implicou.

Tendo este blogue o objectivo de divulgar também a história recente do nosso concelho, aqui deixamos este apontamento.

A construção da barragem da Aguieira, 1.º escalão do aproveitamento do Mondego e situada a jusante da confluência do rio Dão, viria a ser incluída nas realizações do III Plano de Fomento, por decisão tomada pelo Conselho de ministros para os Assuntos Económicos, em 12 de Maio de 1970.

A beneficiação da bacia do grande rio tornar-se-ia realidade já no governo de Marcelo Caetano e pelo grande interesse do ministro Rui Sanches

O projecto foi revisto e actualizado em 1971, e em meados do ano seguinte foram iniciados os trabalhos na barragem da Aguieira, prevendo-se que o custo total atingisse os dois milhões de contos, a repartir entre o Estado e a Companhia Portuguesa de Electricidade.

Em 1975 a nacionalização do sector eléctrico e a constituição, no ano seguinte, da Electricidade de Portugal - EDP, fez com que os trabalhos para o aproveitamento passassem a ser assegurados por esta empresa.

As obras de construção civil e de instalação e montagem de equipamento na barragem da Aguieira, que permitiam o início da produção de energia, estavam prontas em 1981, o que permitiu asua entrada ao serviço em 1 de Outubro.

As obras na barragem da Raiva ficaram prontas em Dezembro de 1982, altura em que este aproveitamento iniciou a sua exploração em conjugação com a da Aguieira.

Finalmente, em 31 de Outubro de 1985, na sequência da conclusão dos trabalhos relacionados com a barragem das Fronhas, procedeu-se ao fecho das comportas das descargas e ao início de enchimento da albufeira, ligada, como foi atrás referido, à barragem da Aguieira por umtúnel, para onde canaliza as águas do rio Alva.

in A Companhia Eléctrica das Beiras e o aproveitamento hidroeléctrico do rio Mondego, por João Figueira, no XXII Encontro da Associação Portuguesa de História Económica e Social Aveiro, 15 e 16 de Novembro de 2002












* texto e fotos retirados de http://penacovaonline.blogs.sapo.pt/

Digressão Carnavalesca

Irá o Rancho Folclórico e Cultural Etnográfico da Casa do Povo de S. Pedro de Alva fazer a sua digressão carnavalesca por lugares deste alto concelho.

Está previsto deslocarem-se a S. Paio pelas 16H, Domingo dia 03 de Fevereiro.

Os elementos do Rancho que são de S. Paio convidam toda a população a estarem presentes para apoiar e divertirem-se com as danças e brincadeiras carnavalescas do grupo, no largo ao pé da Junta de Freguesia.

Venha divertir-se connosco neste domingo gordo.


* texto enviado por Diana Duarte

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Bem à Moda Portuguesa…

As Ermidas é um espaço de lazer da nossa freguesia muito bonito e totalmente remodelado. Nesse espaço também se insere os eucaliptos que são centenários e considerados património nacional, todos eles identificados e com placas que os classificam.

Apesar de existir também no recinto uma placa para afixação de publicidade, hoje em dia ainda nos deparamos com estas situações desagradáveis!

Parece evidente que a afixação de publicidade em árvores afecta de forma negativa a paisagem e o ambiente dos lugares e por vezes causa danos irreparáveis nas próprias árvores.
-

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

CARNAVAL



Para o próximo dia 4 de Fevereiro está previsto um karaoke/baile de máscaras a realizar-se no Salão da Junta de Freguesia pelas 20 horas, com atribuição de um prémio ao melhor mascarado.

Convida-se toda a população a participar no referido evento.
-
* texto e foto enviados por Andreia Costa

SEMANA EUROPEIA DE PREVENÇÃO DO CANCRO

DE 20 A 26 JANEIRO 2008
Está a decorrer a semana Europeia de Prevenção do Cancro do Colo do Útero que pretende alertar todas as mulheres para a prevenção desta doença e promover a implementação de programas de rastreio.

O cancro do colo do útero é causado pelo papilomavirus humano e representa a segunda causa de morte por cancro na Europa em mulheres entre os 15 e 44 anos. Em Portugal morre uma mulher por dia devido ao cancro do colo do útero e são diagnosticados por ano cerca de 950 novos casos.

Actualmente, as duas formas conhecidas de prevenção desta doença são o rastreio (exame de Papanicolau) e a vacinação (para idades compreendidas entre os 9 e os 26 anos, onde a taxa de sucesso da vacina é muito grande). E em conjunto, o rastreio e a vacinação oferecem a melhor protecção possível contra este cancro.

Estar protegida depende de cada um de nós.

Actualmente ainda há muito pouca informação acerca deste assunto, por isso, podemos fazer muito mais para prevenir este cancro, divulgue aos seus familiares e círculo de amigas.
-
* texto enviado por Carlos Duarte

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

TRADIÇÕES POPULARES - CANTAR AS JANEIRAS

A Comissão de Festas 2008 juntou-se, no dia 30 de Dezembro de 2007, para cantar as Janeiras, tendo como objectivo angariar dinheiro para a festa, a realizar-se em Agosto próximo.
.
O grupo decidiu organizar várias actividades, ao longo do ano, que dinamizem São Paio. Esta foi a segunda que, com a colaboração do povo, acabou por render 790 euros, assim como algumas garrafas de vinho que serão leiloadas no arraial, ovos e chouriças. Estes últimos, não podendo ser conservados até à altura da festa, acabaram por ser utilizados no acalmar dos estômagos dos mordomos e mordomas, depois de uma tarde e parte da noite repletas de cantorias.

Depois do Magusto realizado em Novembro, este foi o prolongamento de um conjunto de eventos que a Comissão pretende pôr em prática ao longo dos próximos meses, tendo como único intuito juntar algum dinheiro para poder proporcionar uma festa animada e merecida à população Sampaiense.




______________________________________________
* Texto e fotos enviados por Andreia Costa


quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

C.C.B. Lisboa-Dakar



O VENCEDOR É…





A edição de 2008 do rali todo-o-terreno Lisboa-Dakar foi cancelada devido a razões de segurança.
Sendo o Lisboa-Dakar uma prova desportiva, quando termina tem normalmente um vencedor. Este ano, que sem gastar um litro de gasóleo, sem ter de percorrer um quilómetro sequer, o claro vencedor foi o terrorismo. Ao afirmarem que o cancelamento da prova se deve a razões de segurança, ao não encontrarem itinerários alternativos em África e ao admitirem mudar um rally chamado Dakar para outro continente, estão a reconhecer a força daqueles a quem apelidam de terrorismo e a dar-lhes a vitória. Eis como uma simples ameaça derrota equipas que investiram milhões na sua participação. Com mais de 9000 Km de prova, a maior parte dos quais realizados em solo mauritano, a prova é o maior evento de todo-o-terreno do mundo, sendo que o evento deste ano contava com um numero recorde de participantes de mais de 50 paises e tinha prevista uma caravana de apoio de mais de 2500 pessoas.
Imagem e parte o texto retirado do blog : - http://www.wehavekaosinthegarden.blogspot.com/
*Texto e imagem enviados por Carlos Duarte

TRADIÇÕES POPULARES - DIA DE REIS





Diz a tradição cristã que foi no dia 6 de Janeiro que os Reis Magos chegaram finalmente junto do Menino Jesus. Guiados pela Estrela de Belém no céu e foram ao encontro de Jesus que havia nascido há pouco para o adorar.
A designação de “Mago” era dada à classe dos sábios, filósofos, astrólogos. Reza a lenda que um era negro – Baltazar, representaria a raça africana, outro seria de raça branca – Belchior, e o outro – Gaspar, representaria a raça asiática, simbolizando a homenagem de todos os homens na Terra ao Rei dos reis, curvando-se perante Cristo partilhando a sua fortuna e os seus bens com os mais pobres.
Ao chegarem ao seu destino, os Reis Magos deram como presentes ao Menino Jesus:
Ouro – (Belchior) – que representava a sua nobreza;
Incenso – (Gaspar) – que representava a divindade de Jesus;
Mirra – (Baltazar) – que era uma erva amarga que simbolizava o sofrimento que Jesus ia passar enquanto homem na terra.
Ainda hoje em alguns países é no dia 6 de Janeiro que se entrega os presentes e não no dia de Natal, sendo também o dia em que são desarmados os presépios, as arvores, retiradas as luzes e os enfeites natalícios aguardando o próximo Natal.
Neste dia é também tradição comer o Bolo Rei. Este bolo com a sua forma redonda com um buraco no centro, enfeitado com frutos cristalizados e secos lembra uma coroa de rei. O Bolo Rei representa os presentes oferecidos pelos Reis ao Menino Jesus; o ouro é simbolizado pelo exterior brilhante do bolo; a mirra é representada pelos frutos secos e cristalizados; o incenso é o aroma do Bolo Rei.
Neste dia também temos a tradição de cantar os Reis que é uma forma de homenagear a chegada a Belém dos Reis Magos e a sua adoração ao Menino Jesus. Este ano a tradição manteve-se e na noite do dia 5 para o dia 6, o Rancho Floclorico de S. Pedro de Alva percorreu as ruas cantando às portas das casas, recebendo em troca chouriças, ovos, ou dinheiro. No fim fez-se uma patuscada com as chouriças e os ovos e os donativos são receitas que revertem como fundos para o grupo, além do prazer de cantar e tocar o objectivo é dos jovens manterem viva esta tradição.