sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Resumo da semana.... aliás, das últimas semanas!

Meus amigos,

cá chegamos a mais um fim do mês, o qual foi mais "parado" ao nivel do blog. Começamos a entrar no último trimestre do ano e do ponto de vista de trabalho, é aquele que aperta mais para mim. "Havias de trabalhar, cãozito....." e cá estou eu.

Um mês em que aconteceu muita coisa, pelo menos a nível do País. Tivemos a nossa selecção de rugby no Mundial a portarem-se que nem uns “Lobos”, não ganharam nenhum jogo, mas deram a cara. Até num diário inglês e em comentário ao resultado da Inglaterra-África do Sul em que a Inglaterra ficou sem pontuar, referiu que até a equipa de Portugal, que é amadora, conseguiu fazer um ensaio contra a poderosa Nova Zelândia! Olha toma….! E os Lobos a cantarem o Hino Nacional….? Livra, vai lá vai…… ouvi dizer que aqueles moços não usam telemóveis pois a voz deles tem um raio de acção de 15 kms! Para quem não viu, aqui fica uma comparação (Rugby versus Futebol).

Tivemos também um Portugal-Sérvia. Um final de jogo de fazer inveja a qualquer jogo dos distritais do fundo da tabela onde se arrancam couves para atirar ao árbitro ou se entra em campo com o próprio automóvel para atropelar o desgraçado. Pediu desculpas ao País, vá lá… menos mal. Mas há quem esteja completamente indignado com o Felipão. Olha vejam (cliquem aqui!)…

Quase no final do mês, uma chicotada psicológica! Temos o nosso Zé (como carinhosamente é tratado por Paulo Bento!) a despedir um clube… não, ele não foi despedido… ele é que despediu o Chelsea! Pois foi… (vejam!).

Como estão a ver, hoje um texto dedicado ao País e a pessoas que de uma forma, levam o nome de Portugal aos 4 cantos do Mundo. Metem Portugal no mapa! E é esta força que temos de ter para também o conseguir com São Paio. Por vezes temos de demonstrar que existimos, que fazemos parte deste Portugal, que também estamos no mapa (e nos GPS!), seja como São Paio de Mondego, São Paio da Farinha Podre ou simplesmente São Paio! Temos uma Aldeia linda com gente maravilhosa.

Sobre São Paio, este mês também foi mais parado. Uma parte do comércio fechou para umas merecidas férias anuais. Há temas do blog que quero continuar, mas este mês de Setembro também só fui duas vezes a São Paio e sempre tipo lusco-fusco… Espero para o mês de Outubro, com a colaboração de todos, colocar mais material.

Um santo fim-de-semana para todos.

Um abraço,
JC

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Alguém...

... tem notado a minha falta de tempo para actualizar o blog?

sim.... estou vivo. Simplesmente com tempo para dormir e pouco!

um abraço,
JC

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Estado de espírito.....

Hoje, ao visitar um blog de um amigo, encontrei um conjunto de cinco quadras que me tocaram. Neste país de brandos costumes, onde nem o seleccionador nacional pode dar uma chapada num gajo que tem a mania que fala espanhol, onde nós sabendo que está tudo mal porque cada vez vivemos pior, continuamos nas sondagens a dar vitória a este governo, onde as desculpas continuam a ser a de que os outros fizeram tudo mal, acho que se alguns de vós, lerem estas quadras que são do Mário Dionísio, talvez acabem por sentir bem fundo o que me vai na alma, seja lá de quem for a culpa.

País de azulejos partidos
De erva trepando entre paredes em ruína
País entregue à sua sina
Sem olhos e sem ouvidos

País voraz ruminando o almoço
Rindo ou chorando incapaz de sorrir
País de corpo aberto a quem está a seguir
País do rastejar entre a pele e o osso

Pulinhos para trás e para a frente
De polegar na cava do colete
Foguetes, procissões, uns copos de palhete
País da pequenez de si mesma contente

País indiferente aos que deram por ele a vida
País herói senão há perigo em sê-lo
País de velhos do Restelo
Dado à mão baixa perto e consentida

País que tudo quer e nada quer e tudo suporta
País do faz como vires fazer
País do quero lá saber
E de quem vier depois que feche a porta

amtCatela

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Os emigrantes...

Agora que o mês de Agosto terminou, também os emigrantes que visitaram a sua e nossa terra, estão a começar a partir de volta aos países que os acolheram, lhes deram trabalho, dos quais não se conseguem separar, porque lá criaram as raízes que este país, à beira mar plantado, não lhes conseguiu criar.

Vão em paz e levem desta terra um abraço de saudade, de todos nós que aqui ficamos a tentar fazer o melhor por esta terra que impávida e serena, continua à espera dos filhos que para cá queiram voltar.

Tudo faremos para a tornar melhor, para que nos vossos regressos, mesmo não sendo definitivos, aqui se sintam bem. Pena que não tenhamos uma outra forma de vida e de desenvolvimento que vos pudesse fazer regressar, ainda a tempo de verem como é bonita a terra onde nascemos ou à qual pertencemos.

Não se esqueçam de que agora temos na NET este BLOG que vocês podem visitar e com isso saber noticias desta terra que é vossa mãe.

Lembrem-se de espalhar isto a todos os amigos e façam o favor de mesmo longe continuarem a ser felizes.
.
* texto e fotos enviados por Catela

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Uma viagem a França e não só….

Quatro amigos foram a França, à terra do champanhe e na companhia do amigo José Carlos Sousa Cordeiro, visitaram umas caves dessa delícia que não tem comparação com mais nada no mundo, mais precisamente as Caves Mercier que se dá pelo nome de champanhe francês.

Aqui vos deixamos umas fotos que impressionam, pela extensão de túneis existentes e uma pipa toda construída em Carvalho Francês que leva oitenta mil litros de champanhe e que foi transportada de Paris para Épernay por 12 juntas de bois, demorando muito tempo a fazer o trajecto. Nunca pensei ver coisa tão grandiosa e no fim aconteceu o melhor, porque nos deram o melhor que foi provar aquele delicioso néctar, às dez e meia da manhã. Para constar, digo-vos que era deliciosa!

Esta região de França vive exclusivamente desta bebida tão apreciada no mundo inteiro e o governo francês, tem um controlo quase que absoluto de tudo o que ali se produz, promovendo assim a igualdade entre todos os produtores e determina as quantidades que cada um pode e deve produzir, mantendo os preços de mercado e analisando a qualidade, para que no mercado só entre produto que seja natural e verdadeiro garantindo assim que não se faça o que se faz em Portugal, não salvaguardando o nosso vinho do porto que é único no mundo mas que começa inclusive a ser produzido nos Estados Unidos.

Esta defesa, mantém o champanhe como um ponto de referência da França em termos de exportações. Com muita pena digo isto, o nosso atraso em relação à Europa ainda é tão grande que julgo irrecuperável.

Os aventureiros foram António Catela, Zé Guerra, Arnaldo Duarte e o irmão Zé Duarte.






* texto e fotos enviados por Catela

terça-feira, 11 de setembro de 2007

11 de Setembro...

Meus amigos,

estou de regresso depois de uma semana de férias (merecidas!). Estive em São Paio no fim-de-semana mas pouca gente vi pois estive num casamento de família e quando assim é, pouco mais há a fazer se não conversar, comer e beber.... gosto dos casamentos na aldeia! E tenho saudades dos casamentos em que a boda era realizada em casa, mesa corrida, bancos a fazer de tripé para assentar uma tábua forrada com uma colcha. O último que fui deste género foi o do Zézito Coelho. Gostava desses casamentos. Acho que são mais confratenizadores... mais "quentes"... Claro que tudo tem um tempo, novas tradições, novas "modas"... Mas gostava de um casamento à moda antiga! Pronto... tenho dito! Podem chamar-me de saloio, velho, bimbo... E contra mim falo pois o meu também já foi com a mesinha redonda, aquela ginástica nos dias antecedentes a formar as mesas, quem se pode sentar ao pé de quem, quem é que temos de manter o mais afastado de quem, etc...

Mas não foi para vos falar de casamentos que hoje vos escrevo. É para vos falar do dia 11 de Setembro. Dia gravado na memória de todos, pelo menos desde 2001 por causa dos ataques ás torres gémeas. Como um orgão da comunicação social disse: "Seis anos depois dos atentados de 11 de Setembro de 2001, 81 por cento dos norte-americanos declaram ter sido o acontecimento histórico mais importante nas suas vidas, de acordo com uma sondagem hoje divulgada, noticía a Lusa."

O que é que isto tem em comum com São Paio? Nada! Não temos torres gémeas, não temos um inimigo chamado Bin Laden, esperemos nunca ter um avião espetado contra nenhuma casa, não temos um Bush.....

Mas é um dia que de alguma forma deu origem a uma pessoa que tem tido influência na vida da nossa aldeia! Há 46 anos nascia em África uma criança do sexo masculino a quem chamaram de António. Descobriu São Paio (mais precisamente, as miúdas!) na altura dos «barragistas», assim como outros que por aí ficaram. Mais tarde dedicou-se de alma e coração a esta aldeia, por eleição do povo assume o lugar de Presidente da Junta. Claro que são lugares que trazem muitas relações amor-ódio, mas não estamos aqui para falar disso....

Já todos sabem com esta descrição que estou a falar do António Catela, que hoje vira mais uma página no calendário anual de aniversário. É a ele que o blog dedica este pequeno texto e termina com um MUITOS PARABÉNS!!!

um forte abraço,
JC

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Formas de arte....

Quero hoje dar-vos a conhecer qualidades, hobbies, passatempos de mais um de nós, que a maior parte das pessoas desconhece, mas que levam o nome do nosso país e do nosso concelho por esse mundo fora.

Há poucos dias, numa festa de casamento de um familiar comum, fiquei surpreendido quando o Jorge me disse que tinha sido consagrado dois dias antes Campeão da Europa na modalidade de pesca à Pluma.

Eu acho que o “nosso” blog também deve divulgar este feito alcançado, não só por ele representar Penacova, mas também porque o Jorge está ligado à nossa aldeia por laços matrimoniais com a Sandra Cordeiro, sendo até considerado mais um achadiço.

Aqui vos deixo a notícia completa:
“ É Português, do Lorvão, concelho de Penacova o Campeão da Europa de Pesca à Pluma 2007!
Jorge Pisco, 35 anos, natural do Lorvão, residente em Penacova, representa o Clube de Pesca de Penacova, e é membro do Alvaflyfishing.

O Jorge, juntamente com um grupo de pescadores representou a Selecção Nacional de pesca à Pluma no 13º Campeonato da Europa de Pesca à Pluma que decorreu entre 21 e 28 de Agosto 2007, na Noruega, em Sunnfjord in sogn og Fjordane. Dos cinco sectores de provas, duas eram disputadas dentro do rio, uma num lago com pesca da margem e as outras duas também em lago mas com pesca de barco. Portugal obteve o 14º Lugar no Campeonato da Europa por equipas, mas o melhor pescador foi o Jorge que se sagrou Campeão da Europa!!!

Aproveito também para lembrar que se deve olhar para o desporto de forma a que não se valorize só os feitos alcançados no futebol e pouco mais! Normalmente destes desportos que também levantam a bandeira portuguesa ninguém ouve falar nem fazer divulgação.

Parabéns a toda a equipa de pescadores que representou Portugal e em especial ao Jorge por esta sua vitória.




* texto e fotos enviados por Carlos Duarte.

Consciência admirável...

Quem for desta terra, conhece de certeza este senhor, que tendo uma deficiência desde nascença, tem conseguido fazer a sua vida quase normal, na aldeia onde nasceu e sempre viveu.

Como se pode reparar é de uma simplicidade e humildade que nos espanta. Vive duma reforma mínima, quase insignificante mas lá vai vivendo conforme pode e dentro da maior honestidade.

O seu nome para que conste é Fernando Cordeiro, mais conhecido pelo “Machado” esperando que não levem a mal utilizar a sua alcunha. Numa atitude, que se calhar outros com mais estatuto não terão, este senhor trás uma lata de Coca-Cola vazia no triciclo motorizado e sempre que tem que deitar um cigarro já fumado fora, ele enfia o cigarro na lata. Quem diria?

Quantos praticarão este acto de civismo? Aqui ficam as fotos e reparem no pormenor.

* texto e fotos enviados por Catela

Os gaiteiros...

Caros amigos,

agora que a festa acabou, quero vos falar de homens que continuam a andar de festa em festa, ganhando alguns tostões.

Nós chamamos-lhes gaiteiros e começam de manhã, a fazer ouvir a gaita de foles que é originária da Escócia e nem percebo muito bem, como este instrumento aqui se enraizou, a caixa e o bombo, que com as suas batidas fortes, acordam alguns mais atrasados no sono e alertam outros, dizendo-lhes que está a chegar alguém da comissão, para pedir uma oferta que irá ser levada no tractor para ser leiloada, no recinto da festa.

Deixo-vos uma foto do que continua a ser tradição na nossa terra e peço-vos que não a deixeis acabar para nosso orgulho. Claro que no fim do dia, de tanto atestarem os depósitos, já não tocam quase nada quando chegam às Ermidas, mas seja como for, fazem parte integrante da festa, por isso aqui deixamos este texto no blog para que sirva de homenagem.

Viva os gaiteiros!
-
* texto e foto enviados por Catela

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Bichos...

Não vos é para falar de Miguel Torga e do seu livro "Bichos", mas sim daqueles bichos que ainda existem na nossa terra….

Na escola primária que agora serve de sede à Associação de S. Paio de Mondego, quando há dias se arrumava algumas coisas e se bebia algum liquido oferecido pelo seu Presidente, eis que nos demos com dois animais que já não aparecem muito pelas aldeias e muito menos nas cidades, por isso e como este blog tem visitantes em todo o lado, achamos que seria giro enviar fotos para que todos possam ver.

* fotos e texto enviados por Catela